Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Vamos construir um mundo de paz

dez 6, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Há 72 anos, a Organização das Nações Unidas foi fundada “para preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, (…) praticar a tolerância e vivermos em paz uns com os outros, como bons vizinhos”. Apesar dessas aspirações dignas e das décadas de investimento para alcançá-las, o “flagelo da guerra” ainda está conosco: no ano passado, mais de 102 mil pessoas morreram em 49 conflitos armados pelo mundo, alguns dos quais com mais de 50 anos de duração. Terrorismo, intolerância e extremismo; a crise dos refugiados; e a degradação ambiental são agora desafios globais.

Coletivamente, parecemos mais distantes do que nunca de alcançar os objetivos definidos com ambição e otimismo em 1945. No entanto, enquanto houver pessoas dispostas a trabalhar por um futuro mais pacífico, não só por meio dos seus governos, mas também ao lado deles, a esperança persistirá. Hoje o Rotary está mais bem posicionado do que nunca para exercer um impacto real e duradouro pela paz, por meio de nossos programas nessa área de enfoque, como as Bolsas Rotary pela Paz, e de todas as nossas áreas de serviço. Água, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico estão inter-relacionados e fazem parte das complexas interações que podem levar a conflitos ou evitá-los. Para aproveitar melhor nosso serviço em todas essas áreas, maximizando o impacto pela paz, é essencial compreendermos essas interações e planejarmos nossas ações adequadamente.

Por esses motivos, agendamos seis conferências presidenciais de construção da paz, que acontecerão entre fevereiro e junho, no Canadá, Líbano, Reino Unido, Austrália, Itália e Estados Unidos. Esses encontros, com duração de um dia inteiro, não se concentrarão na paz, mas na construção da paz. Neles falaremos das maneiras pelas quais podemos trabalhar para construir a paz por meio do serviço de nossos Rotary Clubs e distritos. Cinco das conferências esclarecerão as conexões entre a paz e outra área de enfoque da nossa organização. A primeira, em Vancouver, no Canadá, explorará a ligação entre a paz e a sustentabilidade ambiental, outra esfera de grande preocupação do Rotary. Você pode acessar o cronograma completo e se inscrever no site www.rotary.org/pt/presidential-conferences.

Os objetivos das conferências são simples: ajudar os rotarianos a encontrar novas formas de promover a paz por meio do servir, aprender com especialistas e fortalecer nossas habilidades para construir a paz. Tenho esperança e convicção de que esses encontros nos ajudarão a nos aproximarmos de um mundo mais pacífico, porque O Rotary Faz a Diferença.

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.

Share This