Unidos por um ideal em comum

mai 2, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

O Rotary é uma organização grande e extremamente complexa. Atualmente, somos 1,2 milhão de associados em 35.757 clubes em quase todos os países. Milhares de rotarianos se dedicam a programas da organização, como Rotaract, Interact, Intercâmbio de Jovens, Ryla, Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, Centros Rotary pela Paz e uma série de projetos e programas locais ou apoiados pela Fundação Rotária em níveis local, distrital e nacional. O nome do Rotary está diariamente associado a inúmeros projetos, que vão desde bancos de sangue e de alimentos até a erradicação global da pólio. Após 113 anos de existência, nosso serviço tem presença mundial.

O formato dos programas pode variar muito, dependendo do clube, país ou região. Cada Rotary Club possui sua própria história, suas prioridades e identidade. Por conseguinte, também a identidade dos rotarianos e o propósito estabelecido por eles para cada programa são bastante diversificados. Não há nada de errado nisso, pois o Rotary tem sido, desde o início, uma organização descentralizada, destinada a permitir que cada rotariano e cada clube sirvam da maneira que melhor lhes convier.

No entanto, a diversidade que nos fortalece pode representar desafios para nossa identidade como organização. Não é de surpreender que muitas pessoas que já ouviram falar do Rotary tenham pouca noção do que fazemos, de como nos organizamos ou por que existimos. Mesmo dentro do Rotary muitos associados possuem uma compreensão incompleta da nossa organização como um todo, de nossas metas ou do escopo e abrangência de nossos programas. Esses desafios trazem implicações significativas, não apenas na nossa capacidade de servir com eficácia, como também na imagem pública, tão essencial para aumentarmos o quadro associativo e fazermos parcerias e programas.

Já há algum tempo, o Rotary iniciou um intenso esforço em toda a organização para tratar desses assuntos, desenvolvendo ferramentas para fortalecer nossa identidade visual e marca. Hoje, estamos utilizando as mesmas ferramentas para criar nossa campanha de imagem pública Pessoas em Ação, que mostra a capacidade que o Rotary concede a cada um de nós para fazer a diferença em nossas comunidades e além delas. Em junho do ano passado, o Conselho Diretor do Rotary International decidiu adotar uma nova declaração de visão, refletindo nossa identidade e o propósito singular que une a diversidade do nosso trabalho.

Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e por toda parte.

Independentemente de onde vivamos, do idioma que falemos, dos trabalhos que nossos clubes estejam fazendo, nossa visão é a mesma. Todos nós vemos um mundo que poderia ser aprimorado e sabemos que temos condição de torná-lo melhor. Estamos aqui porque o Rotary nos proporciona a oportunidade de construir o mundo que queremos ver, para unir e para tomar iniciativas por meio do Rotary, fazendo a diferença.

Obrigado.

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.