Neste tempo de escassez de quase tudo, nunca foi tão necessária a união dos homens de boa vontade na busca contínua da paz.

O rotariano encontra na instituição oportunidades múltiplas de servir desinteressadamente ao próximo, e uma delas é por meio da utilização da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, a ABTRF, para alcançarmos o fim para o qual fomos criados.

A liderança na comunidade é fortalecida pelo exercício das ações que empreendemos, mas, quando a exercemos a favor do bem comum, nosso conceito é elevado e mais respeitado.

Neste tempo moderno, muitos termos foram agregados ao nosso dia a dia, e no conceito de liderança, as expressões empreender, sustentabilidade e responsabilidade social ganharam uma força que não nos permite ser omissos diante dessa realidade.

Empreender, para a nossa ABTRF, começa quando saímos dos limites do nosso clube rotário e o levamos ao conhecimento da comunidade em que vivemos.

Responsabilidade social é o lema do momento, e a ABTRF tem no seu programa Empresa Cidadã uma forma de tornar socialmente responsável a sua ação.

A sustentabilidade é outro parâmetro exigido, e os recursos da ABTRF conduzem à corrente das empresas que querem alcançar esse básico requisito para o desenvolvimento de novos negócios.

A melhoria da qualidade de vida e as ações voltadas para a sustentabilidade têm na ABTRF uma parceira de valor e reconhecida agente da paz social.

O Empresa Cidadã é um programa de contribuições da pessoa jurídica destinadas a um fundo de aplicações para os projetos sociais, ambientais e de melhoria da qualidade de vida no Brasil. Com certeza o valor recebido em doação é multiplicado muitas vezes para o projeto, que pode acontecer na sua comunidade.

Foi fazendo a habilitação de um projeto que o Rotary Club de Vitória da Conquista, na Bahia, obteve recursos da ordem de 126 mil reais para fornecer capacitação, equipamentos e suprimentos a 15 escolas rurais.

Na comunidade de cada um de nós, há empresas que, com certeza, se orgulharão do título de Empresa Cidadã e, vaidosas e merecidamente, colocarão o Diploma de Reconhecimento Social no lugar mais visível possível e selarão todas as suas comunicações externas e internas com o título.

O rotariano tem na busca de empresas cidadãs uma ação plena do exercício de sua liderança, em que não há lugar para o comodismo nem para a timidez, e muito menos para o deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.

Forme um grupo de rotarianos e leve ao conhecimento das empresas de sua comunidade as oportunidades de conhecer a ABTRF, suas ações no servir e uma forma de tornar o negócio mais socialmente responsável.

*O autor é José Edélcio Drumond Alves, governador 1991-92 do distrito 4520.