Já está bem claro nos dias de hoje, para todos os rotarianos, que a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) surge como poderosa ferramenta para incentivar as contribuições à nossa Fundação Rotária. Na verdade, trata-se de um braço da Fundação Rotária em nosso país e uma das poucas em todo o mundo autorizada a aceitar doações de pessoas jurídicas e a oferecer reconhecimentos da Fundação para Empresas Cidadãs. Carinhosamente, ela já está sendo chamada de Fundação Rotária Brasileira.

Para as pessoas físicas, continuamos contribuindo para a Fundação Rotária por meio de recursos individuais dos rotarianos ou por meio da realização de eventos de clubes e distritos – dependendo da criatividade e cultura regionais estes eventos podem ser jantares festivos, campanha de vendas de panetone, criação de cartões de Natal etc.

Para as pessoas jurídicas de rotarianos ou não, contamos com a ABTRF na concretização de parcerias entre clubes ou distritos e empresas. Essa parceria iniciou-se com o vitorioso programa do Seguro Solidário de autos com a Porto Seguro, Azul e Itaú Seguros, sendo seguido pelo Programa Empresa Cidadã, também com os melhores resultados em responsabilidade social para financiar projetos sociais, humanitários e ambientais no Brasil.

O ano rotário de 2014-15 trouxe um crescimento de 30% em doações, totalizando mais de 1 milhão de dólares, e a nossa meta para o ano de 2015-16 é de 1,5 milhão de dólares rotários, o que é perfeitamente viável, especialmente pelo interesse que a ABTRF vem despertando em nossas lideranças. Em nossos seminários e conferências sempre surgem ideias de novos tipos de emparceiramento.

Recentemente, em 10 de fevereiro de 2015, foi lançado o projeto piloto Programa Seguro Viagem entre o distrito 4570 e a Assist Card, que é uma das maiores seguradoras de assistência internacional de viagens, que doará 5% sobre os valores contratados para a ABTRF, valendo para toda a Família Rotária, incluindo intercambistas, bolsistas e rotaractianos – e podendo ser estendido para todos os distritos. Outros possíveis programas estão em acurados estudos pela diretoria da ABTRF.

Buscando atingir os anseios dos rotarianos, mudanças profundas têm sido realizadas em nossa estrutura organizacional, pois o nosso crescimento impôs uma Secretaria Geral, além da Comissão dos Governadores Distritais. Foram criadas ainda as Comissões de Planejamento, da Imagem Pública, do Seguro Solidário e dos Grandes Doadores. Mas o time não estava completo; precisava-se do apoio das mulheres, sempre ativas e dedicadas. Então surgiu a Comissão das Casas da Amizade, uma equipe unida pelo Ideal de Servir.

Iniciada com a confecção e envio do Cartão Eletrônico de Natal da ABTRF no final do ano passado, surgiu a fanpage da ABTRF no Facebook (www.facebook.com/ABTRF) em 22 de dezembro de 2014 – e que está “bombando” entre os internautas por meio de grupos de discussão nos quais novas ideias vêm florescendo. Em dez dias, foram atingidas 70 mil pessoas e 2.000 delas compartilharam e promoveram a nossa ABTRF. Também já está em estudo a Carta Mensal Eletrônica da ABTRF.

A capacitação de novas lideranças se fez necessária pelo interesse crescente e entusiasmo de toda a equipe. Esse treinamento está previsto para o Instituto Rotary no Rio de Janeiro, e será voltado para líderes de todas as regiões do país.

Seja você mais um a fazer a diferença, aproveitando a oportunidade para oferecer parcerias com empresas de nossas comunidades, e ajudando a transformar vidas e mobilizar recursos para um mundo melhor. Seja um presente para o mundo.

* O autor é Luiz Coelho de Oliveira, diretor 2003-05 do Rotary International, presidente do Conselho Consultivo da ABTRF e membro do Conselho Superior da Editora Brasil Rotário.

Conheça o portal da ABTRF na internet: www.abtrf.org.br