Colunistas

Uma nova fase do Rotary a serviço da humanidade

mai 24, 2017

Julho marca o início de um novo ano rotário em todo o mundo, agora sob a liderança do presidente John Germ, um rotariano íntegro, estimado e respeitado, cuja regra principal do seu êxito é saber motivar, encorajar, delegar, inspirar e se comunicar, com seu excelente lema Rotary a Serviço da Humanidade.

Tais virtudes ele tem sabido transmitir àqueles que irão enfrentar os desafios deste novo período de trabalho. E nos ensina que para exercer uma boa liderança é preciso saber motivar, encorajar, inspirar e se comunicar de maneira eficiente e eficaz. E que o principal valor do rotariano tem de ser a integridade, pois não somos nada sem ela.

Este será o meu último período como diretor desta extraordinária organização chamada Rotary, à qual tenho emprestado o melhor de minha capacidade realizadora, com total dedicação e empenho, contando com o apoio desta grande Família Rotária.

Muito a propósito, o título desta primeira coluna do ano 2016-17 nos remete ao lema do nosso novo líder, John Germ, que foi buscar inspiração na crença de Paul Harris de que servir à humanidade é a melhor coisa que podemos fazer na vida. O nosso desafio é grande, cabendo a cada um, portanto, buscar novos empreendimentos em benefício do próximo, para que possamos construir e assegurar, assim, um novo e honroso amanhã.

Se colaborarmos com o bem-estar social, quanto incentivo à autoestima e quantas ações pela paz seremos capazes de produzir! Se estendermos a mão ao próximo nas mais diferentes ocasiões de dúvida e dificuldades, quanta confiança e coragem transmitiremos! Em todos os lados detectamos dificuldades, mas, igualmente, encontramos as oportunidades para ajuda, para as demonstrações do bem-querer e para a significativa melhoria da vida de muitos.

Vale a pena salientar a grande participação e entusiasmo dos governadores e presidentes das minhas Zonas Rotárias com o centenário da nossa Fundação Rotária – fazendo o bem no mundo há 100 anos – e cujas comemorações ocorrerão neste período rotário no mundo inteiro para celebrar esta grandiosa efeméride.

Aproveito esta grande oportunidade para lembrar a todos que façam suas inscrições para o Instituto Rotary do Brasil no Recife, de 25 a 27 de agosto, e o Instituto Rotario de Guayaquil, Equador, dos quais sou o convocador, e cujos chairmen são o diretor 1985-87 do Rotary International Mário de Oliveira Antonino e o governador 2012-13 do distrito 4400, Germán Yépez.

Instituto Rotary do Recife: www.institutorotaryrecife.com.br – de 25 a 27 de agosto de 2016

Instituto Rotario de Guayaquil: www.institutorotarioguayaquil2016.com – de 27 a 29 de outubro de 2016

Errata: Na coluna de maio citamos a Quinta Avenida como de Serviços para as Novas Gerações, mas o Conselho de Legislação deste ano manteve-a como de Serviços à Juventude.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de julho de 2016)