Uma ideia que virou legado

mai 25, 2017

Durante um discurso proferido na Convenção de 1917, em Atlanta, EUA, o presidente 1916-17 do Rotary International, Arch Klumph, sugeriu a criação de um fundo de dotação com o propósito de fazer o bem no mundo. Embora tenha sido apenas uma menção rápida, a ideia acabou se popularizando entre os rotarianos. O fundo, que veio a se tornar a Fundação Rotária em 1928, recebeu a primeira doação, no valor de 26,50 dólares, do Rotary Club de Kansas City, EUA.

Recebemos algumas contribuições nas décadas de 1930 e 1940, mas foram as doações feitas em homenagem a Paul Harris, depois de sua morte, em 1947, que possibilitaram a criação do nosso primeiro programa de grande porte. Por meio dele, outorgamos 18 bolsas de estudo para pessoas com o ensino superior completo passarem um ano no exterior. O programa cresceu e passou a patrocinar 125 estudantes por ano em 1960-61, quando fui bolsista na Cidade do Cabo, África do Sul. Mais tarde, ele se tornou o maior programa de bolsas de estudo patrocinado por uma instituição privada, com a participação de 1.200 estudantes por ano.

A constante busca dos rotarianos pelos melhores programas beneficentes levou à introdução dos Subsídios Equivalentes e do Intercâmbio de Grupos de Estudos, em 1965-66. A Fundação assumiu a responsabilidade pelo programa Polio Plus, no início dos anos 1980, estabeleceu os Centros Rotary pela Paz, em 2002, e reestruturou nossos Subsídios Humanitários com o Plano Visão de Futuro, em 2013.

Qual o resultado de tudo isso? Há muitos anos, os rotarianos sentem orgulho da Fundação e apoiam a entidade. E com razão! Este suporte é evidenciado pelas generosas contribuições ao Fundo Anual, que totalizaram 123 milhões de dólares em 2014-15. A rede televisiva CNBC, recentemente, confirmou o sucesso da nossa Fundação, colocando-a entre as dez maiores instituições beneficentes do mundo em 2015. Mais precisamente, ficamos em quinto lugar no ranking das mais destacadas organizações que trabalham em prol de um mundo melhor.

Que homenagem marcante à ideia visionária de Arch Klumph em 1917! Temos muito do que nos orgulhar e inúmeros motivos para celebrar durante a Convenção de Atlanta, no ano que vem. Compareça ao evento para comemorar o centenário da Fundação e mostrar o seu apoio a uma das melhores entidades filantrópicas do planeta!

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de março de 2016)