“Uma coisa é continuar a história, outra é repeti-la.” – Jacinto Benavente

A comemoração do aniversário do Rotary em 23 de fevereiro reúne rotarianos, clubes e distritos para celebrar a rica trajetória da mais antiga organização mundial de serviços. Uma história que já permitiu levar projetos de ajuda e progresso, bem como mensagens e ações de paz a mais de 200 países e regiões geográficas no mundo todo.

A presença do Rotary no mundo contemporâneo tem sido extremamente valiosa. Hoje ele é uma formidável fundação investindo milhões de dólares em projetos humanitários, com milhares de jovens recebendo bolsas de estudo para melhorar a vida, programas de intercâmbio com grandes benefícios comunitários, uma campanha global para erradicar a poliomielite da face da Terra e milhões de integrantes da Família Rotária servindo e elevando a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, fevereiro – mês da paz e compreensão mundial em nosso calendário – é o momento propício para difundir a vocação pacífica do Rotary, presente em cada uma das atividades e projetos que realizamos, e que promove, sem fronteira geográfica, o ideal transmitido por Paul Harris. Um pensador argentino, José Ingenieros, declarou: “Quando ouvimos a voz do coração, pátria é a Terra; quando prevalece o interesse político, pátria é o Estado; mas quando o ideal fala, pátria é toda a humanidade”. Por isso, a cada dia os rotarianos trabalham para construir a paz.

Nosso presidente Gary Huang ressaltou que “em tempos de mudança, há que se construir moinhos de vento, não muros”. Portanto, colaboremos para que nossos Rotary Clubs possam transitar o caminho que os levará daquilo que são para o que devem ser, despertando o compromisso de aumentar o quadro associativo, empreender novos projetos de serviço, ampliar a visibilidade da Fundação Rotária e construir uma forte imagem do Rotary.

Estou convencida de que para que o Rotary sobreviva com maior vigor, ele deve ser uma organização de qualidade, com líderes que tenham altos parâmetros éticos e um grande espírito de serviço para motivar por meio do exemplo. Melhores líderes nos ajudarão a ter melhores clubes, os quais, por sua vez, formarão um Rotary cada vez melhor.

Que a celebração deste 110º aniversário nos inspire a cumprir nossa responsabilidade como rotarianos e permita a cada clube ser uma sólida base para fazer o Rotary brilhar e construir um futuro digno de nossa história e trajetória.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.