O advento da internet modificou profundamente a maneira pela qual a comunicação de massa é executada no mundo. A primeira mudança atingiu em cheio a concentração de poder da grande mídia (o quarto poder). Qualquer indivíduo com algum talento e acesso à internet atinge milhões de pessoas. A segunda é que fomos empoderados, e por isso a nossa responsabilidade cresce. Precisamos participar deste processo para cumprir o nosso papel de cidadãos, sob pena de omissão.

Muitas outras coisas ocorreram e ocorrerão, mas essas duas representam para nossa instituição uma grande oportunidade. Nascemos da ideia de companheirismo, o que nos leva à ideia de criação coletiva, que é a mola da humanidade, o que alavanca o imenso processo de mudança que vivemos.

Para exemplificar, vou contar a respeito da fanpage da ABTRF na rede social Facebook (www.facebook.com/ABTRF), criada em 22 de dezembro de 2014. Em dez dias, atingimos 70 mil pessoas e envolvemos 2.000 nas atividades de compartilhar e promover a ABTRF. A criação coletiva funciona assim: somos dez administradores e 120 colaboradores em um grupo de discussões onde democraticamente fervem ideias.

Notem como tudo isso tem a cara do Rotary. Reunimos líderes, compartilhamos ideias e as colocamos em prática. Coletivamente, este é o novo pensamento da ABTRF, estampado no site, e certamente podemos mais. Com um pouco mais de esforço, podemos atingir um milhão de pessoas e envolver 30 mil.

É preciso coragem quando criamos coletivamente, pois vemos o efeito desse ato em toda a sua força, e ele é como um demônio que cria e destrói ao mesmo tempo. A despeito disso, esse fenômeno só funciona com esse risco, pois precisa da liberdade de participação.

Quem lidera esses processos deve ter em mente que a ilusão da autoridade não funciona aqui. Funcionam a discussão e a dialética sem competição, que proporcionam a descoberta da verdade sobre o que queremos realizar.

Aqui já não conta mais o indivíduo, o super líder, e sim o coletivo. Precisamos funcionar como uma grande colônia de corais que cria coletivamente esculturas maravilhosas e aconchegantes para a reprodução do grande bioma do oceano.

Assim vejo a nossa relação com esse fenômeno, e então fica o desafio aqui de aproveitarmos esta grande oportunidade de mudar o mundo, o que não é utopia nem loucura, mas justiça.

E para isso precisamos de ação.

Cada um de nós, além de divulgar, precisa estimular as lideranças dos clubes a conduzir rotaractianos, rotarianos e seus familiares a informar à ABTRF seu seguro de automóvel das seguradoras Itaú, Porto Seguro e Azul. Isso pode ser feito pelo site www.abtrf.org.br e possibilita à ABTRF receber 5% do valor do prêmio sem nenhum ônus para o associado. Além disso, devemos atrair pessoas jurídicas como nossos parceiros por meio do programa Empresa Cidadã, para que possamos fazer cada vez mais projetos com a Fundação Rotária.

Assim, além de conseguir este maravilhoso objetivo da ABTRF no servir, teremos a mágica do trabalho conjunto que enche os nossos corações e nos torna mais companheiros.

*O autor é Valdomiro Oliveira Junior, governador 2010-11 do distrito 4550.

Conheça o portal da ABTRF na internet: www.abtrf.org.br