Estamos no ano de 2012 e quero enfatizar o meu desejo de que todos os rotarianos do Brasil e da América do Sul em especial (Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador) que fazem parte da região das Zonas 22 A, B e 23 A, B e C estejam irmanados com o objetivo de oferecer através do nosso perfil profissional e familiar muito carinho, esperança, otimismo, lealdade e trabalho a todas as comunidades em que os nossos Rotary Clubs estão instalados. Em 2012, vamos continuar trabalhando em projetos do Rotary para que a humanidade tenha saúde, educação, trabalho, prosperidade e paz, adquiridos pelo nosso empenho na busca de uma justiça social digna a seres humanos e cidadãos.

Vamos avaliar
Chegamos ao meio do ano rotário 2011-12, momento de avaliarmos os pontos fortes e fracos de nossos clubes. Para fazermos este diagnóstico, podemos comparar os nossos projetos e atividades em relação a outros clubes do distrito ou até de outras partes do mundo.

É o momento de os rotarianos e os dirigentes de cada célula rotária fazerem a sua autoavaliação e das suas tarefas, e também de se conscientizarem das recomendações que o Rotary International oferece para auxiliarmos o nosso próximo.

Conscientização Rotária

No mês de janeiro o Rotary dedica os seus esforços para que nós façamos uma reflexão a respeito da Conscientização Rotária. Conscientizar no Rotary é conhecer a organização à qual nós pertencemos, seus princípios, objetivos, programas e projetos que realizamos ou por realizar. Consciência no Rotary é conhecer o nosso Manual de Procedimento, que orienta os detalhes que o Rotary sempre propôs para auxiliarmos a humanidade.

Há cerca de dois meses, tive a oportunidade de ir à cidade paranaense de Maringá, onde visitei um grande projeto de preservação do meio ambiente e, consequentemente, do planeta Terra, como propôs o nosso saudoso presidente Paulo Viriato. Lá observei profissionais rotarianos da área de agronomia plantando inúmeras árvores e formando um lindo bosque do Rotary. Rotarianos, clubes, governadores e autoridades juntos trabalhando em um projeto cuja visibilidade é extraordinária e realça a nossa imagem pública, pois aí vemos a verdadeira conscientização e a parceria necessária na busca do bem comum.

Consciência no Rotary é a nossa participação nas Avenidas de Serviços (Internos, Profissionais, à Comunidade, Internacionais e às Novas Gerações), na busca do desenvolvimento do nosso quadro associativo e na captação de recursos para realização de projetos por intermédio da Fundação Rotária.

Tolerância zero ao redistritamento

Quero agradecer e parabenizar os rotarianos, equipes distritais, ex-governadores, atuais e futuros, pois com a colaboração dos nossos coordenadores do Rotary, José Ubiracy e Alceu Eberhardt, estamos bem pertinho de alcançar o número de 1.200 associados em todos os distritos brasileiros que foram considerados como passíveis de redistritamento pela Junta Diretiva do Rotary International.

Conseguimos também, em seis meses, crescer o número de rotarianos em aproximadamente 2.000, ou seja, praticamente um distrito e meio. Esta é uma marca fantástica e que mostra o entusiasmo junto ao Rotary International cada vez mais forte.

2º contribuinte mundial

Conseguimos também o segundo lugar em nível mundial com contribuições de 750 mil dólares à Fundação Rotária, na semana dedicada às contribuições à erradicação da pólio, em um trabalho magnífico dos coordenadores da Fundação Rotária, José Carlos Carvalho e Henrique Vasconcelos.

Regozijo-me também com os irmãos e irmãs no Rotary dos países da América do Sul, pois estão trabalhando de forma entusiástica para crescer o quadro associativo, evitando que haja redistritamentos. O coordenador Jorge Schwencke, auxiliado por sua equipe, tem percorrido os diversos países motivando e orientando as ações para conseguirmos o sucesso.

Vamos às Conferências Distritais

Como puderam observar, a primeira parte do ano rotário foi enriquecida pelas ações de sucesso que tivemos. Estamos agora na segunda parte e em breve recepcionaremos as novas lideranças para o próximo ano. Treinadas, orientadas e motivadas durante a Assembleia International, nos incentivarão para continuarmos a nossa caminhada.

É momento também de nos juntarmos aos governadores 2011-12, equipe de homens e mulheres valorosos que estão fazendo a nossa história de sucesso, para que eles coroem as suas sugestões nas magníficas Conferências Distritais que estão planejando.

Peço ao Deus supremo que nos dê muita paz e saúde para que possamos Construir um Mundo Melhor, Conhecendo a Nós Mesmos e Envolvendo a Humanidade.

Temos a diretora indicada

Aproveito este espaço para comunicar a todo o rotarismo que a governadora Célia Cruz de Giay foi indicada para ser a diretora do Rotary International para a gestão 2013-15.

Célia é rotariana de excelência, com competência e amor ao Rotary suficientes para continuar o nosso trabalho na Junta Diretiva do Rotary International. Ela será eleita na Convenção de Bangcoc e estará ao nosso lado para realizarmos o desenvolvimento do Rotary.

* O autor é José Antonio Figueiredo Antiório, diretor 2011-13 do Rotary International.