Nas nossas participações nos seminários temos presenciado várias incongruências com relação a temas a serem discutidos e seus respectivos tempos. E é bastante fácil fazer a coisa certa. Por isso trouxemos logo abaixo o modelo de programação de um Seminário Regional Conjunto a título de orientação. Ele se configura em um roteiro de treinamento para um dia inteiro. Notem que cada sessão de discussão pode ser prolongada para até 90 minutos. Além disso, o roteiro pode sofrer modificações a fim de atender necessidades locais e incluir transferências de sala, intervalos e refeição.

– Sessão plenária de abertura – clubes fortes: 1) Apresentação e descrição das áreas de atuação dos líderes regionais. 2) Descrição do Plano Estratégico do Rotary. 3) “Ajudar os distritos a ajudarem os clubes”. 4) Conceito de clubes dinâmicos. 5) Adoção de inovação e flexibilidade. 6) Propósito da reunião. 7) Problemas regionais.

– Entrosamento da equipe (sessão conjunta): 1) Identificar pontos fortes e fracos dos distritos. 2) Aproximar pessoas para o bem de projetos e atividades. 3) Formar redes de colaboração. 4) Verificar maneiras de manter os alumni engajados.

– Coordenador do Rotary (sessão 1): 1) Inovação e flexibilidade. 2) Impacto do quadro associativo. 3) Planos regionais de desenvolvimento do quadro associativo. 4) Clubes dinâmicos. 5) Formação de líderes. 6) Planejamento estratégico. 7) Questões regionais.

– Coordenador regional da Fundação Rotária (sessão 1): 1) Papel do distrito em programas da Fundação. 2) Apoio financeiro à Fundação e à campanha Todos os Rotarianos, Todos os Anos. 3) Novas abordagens em captação de recursos.

– Coordenador da Imagem Pública do Rotary (sessão 1): 1) Fortalecimento do Rotary. 2) Mídias sociais e imagem pública. 3) Imagem pública e quadro associativo. 4) Relações públicas inovadoras. 5) Questões regionais.

– Sessão plenária: serviços de sucesso: 1) Promoção dos programas estruturados do Rotary. 2) Impacto de serviços de sucesso no clube, desenvolvimento do quadro associativo e imagem pública.

– Coordenador do Rotary (sessão 2): 1) Diversificação das atividades. 2) Trabalho com os jovens. 3) Criação de projetos relevantes e sustentáveis. 4) Áreas de enfoque. 5) Questões regionais e planos regionais de desenvolvimento do quadro associativo.

– Coordenador regional da Fundação Rotária (sessão 2): 1) Implementação de subsídios. 2) Aumento do serviço sustentável nas seis áreas de enfoque. 3) Impacto do serviço na participação em atividades da Fundação. 4) Questões regionais.

– Coordenador da Imagem Pública do Rotary (sessão 2): 1) Divulgação de serviços práticos. 2) Impacto da imagem pública no quadro associativo e na arrecadação de fundos. 3) Projetos “marca registrada” e oportunidades de networking. 4) Promoção dos valores do Rotary. 5) Promoção das áreas de enfoque.

– Sessão plenária: imagem pública e fortalecimento do Rotary: 1) Nossa imagem pública reflete quem somos? 2) Segredos de boas histórias e por que é importante contá-las. 3) Questões regionais (60 minutos).

– Coordenador do Rotary (sessão 3): 1) Fortalecimento da marca do Rotary. 2) Diversidade do quadro associativo. 3) Recrutamento e engajamento de associados. 4) Organização de clubes dinâmicos. 5) Promoção de oportunidades de networking. 6) Questões e planos regionais de desenvolvimento do quadro associativo.

– Coordenador regional da Fundação Rotária (sessão 3): 1) O impacto da erradicação da pólio na imagem pública do Rotary. 2) Uso de projetos financiados pela Fundação para promover a imagem pública do Rotary. 3) A marca do Rotary e seu impacto nos serviços. 4) Parcerias estratégicas e relações de cooperação. 5) Questões regionais.

– Coordenador da Imagem Pública do Rotary (sessão 3): 1) Contando a história do Rotary. 2) Objetivos da imagem pública do Rotary. 3) Promoção dos valores do Rotary. 4) Questões regionais.

– Sessão plenária de encerramento.

(Fonte: Manual do Líder Regional 2015-16)

* Os autores são Paulo Augusto Zanardi e Hugo Dórea, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona Rotária 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com e hugo.dorea@rotary4390.org