Um mês perfeito para reacender a chama dos serviços humanitários

out 14, 2021

Saudações, meus caros agentes de transformação,

Um quarto deste ano 2021-22 já passou. Tenho certeza absoluta de que vocês estão ajudando o Rotary a crescer mais e fazer mais. Espero ainda que vocês já tenham colaborado com a iniciativa Cada Um Traz Um e convidado alguém para fazer parte do Rotary.

Alguma vez vocês refletiram sobre como foram seus primeiros dias no Rotary? Faço isso com frequência, pois aqueles momentos de descoberta do poder do servir fizeram de mim quem sou hoje. Quando entrei para o meu Rotary Club, nossos esforços se concentravam nas comunidades rurais da Índia, onde as pessoas não tinham banheiro, obtinham água para consumo no mesmo lago em que tomavam banho e mandavam seus filhos para salas de aula ao ar livre, montadas debaixo de árvores. Muitas vezes, a clínica de saúde mais próxima ficava a quilômetros de distância, e os serviços eram precários. Mas, depois que os Rotary Clubs realizaram alguns projetos humanitários, as aldeias passaram a ter banheiros, água potável, salas de aula dedicadas à educação infantil e um centro de saúde nas proximidades.

A chama que o Rotary acendeu aqui dentro me fez olhar além de mim mesmo e abraçar a humanidade. Ela transformou os serviços humanitários em um estilo de vida, revelando um princípio fundamental que ainda defendo: servir é o aluguel que pago pelo espaço que ocupo na Terra.

Se sentir a necessidade de reacender a chama dos serviços humanitários em vocês ou nos seus clubes, o mês de outubro, dedicado à nossa área de enfoque Desenvolvimento Econômico Comunitário, é perfeito para isso. Quando nós trabalhamos para melhorar a vida das pessoas em comunidades carentes, seja com projetos que ofereçam formação profissional ou acesso a recursos financeiros, estamos ajudando a construir e a manter o crescimento econômico local.

A necessidade é grande. De acordo com as Nações Unidas, 9% da população mundial – ou 700 milhões de pessoas, a maioria delas na África Subsaariana – vive com menos de US$ 1,90 por dia. Ao apoiarmos empreendedores e o desenvolvimento comunitário, melhoramos as condições de vida das pessoas dessa e de outras regiões do planeta.

Seu clube também pode promover o desenvolvimento econômico localmente. Isso pode ser feito com a expansão de oportunidades de formação profissional por meio de escolas e faculdades comunitárias, com parcerias para facilitar o acesso a serviços financeiros ou, ainda, trabalhando ao lado de organizações sem fins lucrativos que destinam recursos a empreendedores e os conectam com a comunidade empresarial.

Porém, o fortalecimento de comunidades requer uma saúde pública eficaz. Em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, celebramos nosso enorme progresso no esforço para erradicar globalmente a poliomielite. Contudo, sabemos que essa luta ainda não acabou. Seguimos precisando da sua ajuda para arrecadar fundos e conscientizar as pessoas a fim de garantir que todas as crianças do mundo sejam imunizadas contra a pólio. Motivem seus clubes a entrar em ação nesse dia tão importante, a visitar o site endpolio.org/pt/diamundial-de-combate-a-polio e a fazer uma doação.

Os serviços humanitários têm sido gratificantes ao longo da minha vida, e eu sei que muitos de vocês sentem o mesmo.

Juntem-se a mim neste mês de outubro para sermos bons inquilinos do nosso planeta, ajudando outras pessoas a melhorar a si mesmas e às suas comunidades. Juntos, podemos Servir para Transformar Vidas.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.