Um mês para pensar a juventude

mai 25, 2017

É assim desde o início: cada geração de rotarianos carrega o compromisso fundamental de formar a geração seguinte de homens e mulheres que farão prosseguir o trabalho de nossa mais do que centenária e estimada organização. Esses companheiros que nos sucederão podem, em grande parte, já estar na Família do Rotary, entre os milhares de jovens que todos os anos participam dos nossos programas voltados a desenvolver seu potencial – como o Interact e o Rotaract; o Prêmio Rotário de Liderança Juvenil, conhecido como Ryla; e o Intercâmbio de Jovens. Ou entre aqueles jovens entusiastas que se envolvem em atividades dos Rotary Clubs nos diferentes distritos.

Lembro que o presidente 1996-97 do Rotary International, Luis Vicente Giay, com sua vasta experiência e clarividência, certa vez falou que o futuro do Rotary dependia do envolvimento dos jovens nos programas e atividades da nossa organização. Na Convenção Internacional de 1996, em Calgary, Canadá, ele disse: “A visão que tivermos do futuro fará a diferença entre o nosso sucesso ou fracasso. A juventude é o nosso investimento no futuro. Portanto, vamos começar a construir esse futuro”.

O Rotary tem reconhecido a importante contribuição trazida pelos jovens com seus programas pró-juventude, que incentivam atividades de desenvolvimento de liderança, o engajamento comunitário, a prestação internacional de serviços e as experiências de intercâmbio que enriquecem e promovem a paz e a compreensão mundial.

Os Rotary Clubs, por seu turno, devem se comprometer a envolver os jovens nas iniciativas de serviços que realizam – sejam elas profissionais, à comunidade ou internacionais –, e oferecer programas e recursos que os apoiem. Suas comissões precisam garantir a continuidade dos Serviços à Juventude por meio do plano de liderança do clube. Uma prática importante é incorporar em comissões existentes o apoio a esse segmento, ou considerar a criação de uma comissão específica para a juventude.

Peça ajuda aos membros da comissão para estabelecer metas de longo prazo para esta Avenida de Serviços. Os rotarianos vêm servindo aos jovens há muito tempo. O Plano Estratégico do Rotary International incentiva os clubes a distribuírem suas atividades entre as cinco Avenidas de Serviços, reconhecendo que algumas ações podem se encaixar em mais de uma delas.

A Avenida de Serviços à Juventude reconhece o trabalho excepcional que os rotarianos desempenham com esse segmento e nos incentiva a ampliar ainda mais o escopo de nossa atuação, apoiando o sucesso pessoal e profissional dos jovens e reconhecendo a diversidade de suas necessidades.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br