Um convite para a Convenção em Hamburgo

nov 1, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Há mais de 30 anos, no início de junho, eu tinha uma viagem de negócios marcada para Las Vegas. Eu estava no Rotary havia seis anos e me considerava um rotariano dinâmico: participei de todas as reuniões, trabalhei como secretário e conheci todos no meu clube. Mas, para mim, o Rotary era uma organização essencialmente voltada às comunidades locais. Ele me ligou a Nassau e até às Bahamas – mas não além disso.

Nunca pensei muito sobre o Rotary além das Bahamas, e jamais passou pela minha mente viajar para uma Convenção. Mas, naquela época, percebi que minha viagem a Las Vegas coincidiria com o evento e pensei: por que não? Enviei minha inscrição e paguei as taxas, sem suspeitar que a experiência mudaria minha vida.

Quando entrei pelas portas daquela Convenção, fiquei atordoado. Uma coisa era saber que fazia parte de uma organização com mais de um milhão de associados em todo o mundo. Era algo totalmente diferente estar no meio dela. Fui a todas as plenárias, visitei todos os estandes da Casa da Amizade e aprendi sobre projetos que nem sabia que poderiam ser feitos no Rotary. Aquela Convenção não apenas abriu meus olhos. Ela abriu minha mente. O evento me inspirou a mudar a maneira como eu enxergava a organização, o que o Rotary podia fazer por mim e o que eu podia fazer por meio do Rotary. Essa inspiração permaneceu comigo desde então – e é renovada a cada ano, a cada Convenção.

Em junho de 2019, rotarianos de todo o mundo se dirigirão a Hamburgo, na Alemanha, para Capturar o Momento na 110ª Convenção do Rotary International. Muitos, como eu, vêm participando dela há anos; muitos outros irão pela primeira vez. Queiram eles se conectar com velhos amigos, encontrar inspiração para um novo ano no Rotary ou simplesmente ver o que é a nossa organização, cada um deles encontrará seu próprio momento em Hamburgo.

Hamburgo é uma cidade portuária que conecta a Alemanha ao mundo e há séculos destaca-se como polo econômico e cultural. Trata-se de um lugar maravilhoso para visitar – para passear às margens do lago, fazer um passeio de barco pelo rio Elba, jantar fora, ouvir boa música e explorar museus fascinantes. É também o local ideal para começar as férias na Europa.

Se você participa regularmente da Convenção, não irá querer perder as amizades e a inspiração que encontrará em Hamburgo. E se nunca esteve em uma Convenção, considere este meu convite pessoal. Inscreva-se no site riconvention.org/pt até 15 de dezembro para obter o melhor preço – e deixe que esta Convenção Seja a Inspiração para sua jornada no Rotary.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.