Um campeão

jul 1, 2016

Sempre que via um problema em sua cidade, John Germ procurava solucioná-lo. Ele trará esta mesma atitude para o cargo de presidente do Rotary International

Pouco antes de John Germ chegar, Rick Youngblood respirou fundo e disse: “Queríamos ter o mesmo nível de energia dele, mas é difícil acompanhá-lo”. Youngblood é presidente e CEO da Blood Assurance, um banco de sangue na cidade de Chattanooga, no Estado do Tennessee, EUA, que Germ ajudou a fundar em 1972. Após visitar Youngblood, ele foi ao centro de reciclagem da entidade filantrópica Orange Grove, também em Chattanooga – centro que leva seu nome e que ele ajudou a abrir. Dali, ele rumou para a cerimônia de inauguração de um campo de beisebol construído pela Miracle League, no qual crianças com necessidades especiais poderão praticar o esporte. Tudo isso aconteceu antes de ele embarcar em um voo para Chicago, para ir à sede mundial do Rotary International, onde este mês tomou posse como presidente.

Por que manter esse ritmo tão intenso? “Eu não tenho hobbies”, ele explica. “Prestar serviços é o que me interessa.”

Não faz muito tempo que John Germ, que tem 77 anos, passou uma noite descontraída no Centro de Convenção de Chattanooga, divertindo-se com as piadas feitas carinhosamente às suas custas. O jantar rendeu mais de 75 mil dólares para a Chattanooga State Community College. No encerramento, seu amigo Harry Fields destacou as contribuições de Germ à comunidade local e ao mundo: “Ele dá 100% de si e quer o mesmo daqueles de quem arranca verbas!”, diz Harry em tom de brincadeira.

Angariador de fundos de mão cheia, Germ liderou o Desafio de 200 Milhões de Dólares do Rotary, lançado em resposta à doação desafio da Fundação Bill & Melinda Gates. Os rotarianos acabaram excedendo essa quantia, arrecadando 228,7 milhões de dólares para o combate à pólio.

Germ serviu ao Rotary como vicepresidente e diretor, e à Fundação Rotária como vice-chair. Sua participação na luta contra a pólio levou à sua seleção entre os 12 rotarianos norte-americanos homenageados na Casa Branca em 2013 como Campeões da Mudança, um reconhecimento àqueles que trabalham em prol de comunidades em todo o mundo. Como presidente, John Germ escolheu as palavras-chave para o lema deste ano: Rotary a Serviço da Humanidade.

“O Rotary manteve seu brilho encoberto por muito tempo”, ele afirma. “Precisamos melhorar a divulgação da nossa causa. Este é o desafio que nos aguarda, mas não o vejo como um problema. Não acredito em problemas, acredito em soluções e oportunidades.”

* Leia a matéria na íntegra na edição de julho da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa)

** Kevin Cook

*** Foto: Alyce Henson