Trilhando caminhos para a educação

set 1, 2016

São muitos os trajetos possíveis para os clubes que desejam levar sua contribuição às escolas

Você conhece a realidade das escolas que existem na sua cidade, talvez no seu bairro ou mesmo na sua rua? É grande a probabilidade de que elas estejam se esforçando para oferecer aos alunos as condições necessárias ao adequado desenvolvimento intelectual, ao mesmo tempo em que anseiam por apoio. Segundo uma notícia divulgada pela Agência Brasil em junho, o percentual de escolas públicas que possuem todos os itens de infraestrutura previstos no Plano Nacional de Educação é de apenas 4,5. O levantamento teve como base o Censo Escolar 2015, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que considerou aspectos como acesso a energia elétrica, abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos, espaços para a prática esportiva, equipamentos e laboratórios de ciências e acessibilidade às pessoas com deficiência. Para grande parte da família do Rotary, as lacunas na área educacional se transformaram em caminhos para servir a comunidade. Uma evidência disso são os variados projetos que os clubes desenvolvem em auxílio de escolas e estudantes.

* Leia a matéria na íntegra na edição de agosto da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa)

** Reportagem: Renata Coré

*** Ilustrações e arte: Armando Santos