Complementando a coluna da edição passada, volto a abordar as redes sociais no contexto rotário. Após termos cumprido a primeira parte do plano de reformulação da Imagem Pública – envolvendo o alinhamento visual e a unificação das logomarcas institucionais do Rotary, de sua Fundação Rotária e de seus programas –, iniciaremos agora uma outra etapa do trabalho. Trata-se da etapa mais importante, com um conteúdo denso voltado para a divulgação da nossa marca, programas e projetos realizados, em que devemos esclarecer quem somos e quais são os nossos propósitos, valores e princípios.

Para que este trabalho seja efetivo, as redes sociais deverão ser utilizadas para espalhar os temas do Rotary, aprofundando-os junto à sociedade, que muitas vezes os desconhecem.

Por meio desses processos, devemos reconhecer nos rotarianos líderes compassivos e com propósitos bem definidos, dispostos a arregimentar os recursos necessários. Eles devem estar comprometidos com uma mudança positiva na comunidade a que servem, produzindo impacto em escala local e global. Desta forma, os vários meios de comunicação precisam ter um processo de divulgação coordenado, para falarmos a mesma linguagem, transmitindo mensagens coerentes. Acima de tudo, há que se recorrer a conceitos e recursos fundamentais e consagrados em todas as mídias. Quais sejam:

Manchetes rotárias – Focando no que estiver ocorrendo graças ao Rotary e à atuação dos rotarianos. Os anúncios, por sua vez, devem retratar importantes projetos concluídos e os rotarianos neles envolvidos, utilizando-se de um jargão que o público externo também domine.

Impacto global – Aspecto que deve abordar as nossas seis áreas de enfoque e a nossa atuação dentro delas, as parcerias inteligentes estabelecidas e o que está sendo realizado em escala macro. Isso significa destacar o impacto das ações em âmbito multirregional, nacional ou global.

Impacto e envolvimento comunitário – Trata-se de divulgar histórias atuais das realizações de quem faz o Rotary acontecer, sejam estes pessoas ou clubes, retratando ainda as iniciativas em escala micro. Deve-se abordar também o envolvimento da comunidade para a continuidade dos projetos implementados, principalmente aqueles alavancados com subsídios da Fundação Rotária, mencionado o seu valor (não apenas seu custo) para a comunidade.

Enriquecimento das audiências – Enfoque no processo de crescimento individual, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. Este item é relevante para públicos não rotários.

Tais conceitos e recursos deverão ser desenvolvidos por profissionais da área de comunicação e marketing. Esses itens são necessários para promover a ação rotária com objetivo de facilitar o recrutamento e o engajamento de novos associados, a arrecadação de fundos para serem aplicados por meio da Fundação Rotária, o apoio ao esforço final para a erradicação da poliomielite e o desenvolvimento de projetos nas seis área de enfoque. Além da atuação sistemática e frequente nas mídias sociais digitais e físicas, parâmetros devem ser utilizados para determinar o impacto na ampliação da divulgação da marca do Rotary, a comparação com outras marcas e a análise da repercussão dessas mensagens.

Os profissionais de comunicação do Rotary e das revistas rotárias, atuando em uníssono nas mídias sociais, têm papel fundamental de liderança e ação coordenadora de conteúdo. Caberá também aos distritos rotários um papel importante nesta estratégia de comunicação e marketing por meio de profissionais qualificados em seus quadros.

* O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International, curador da Fundação Rotária, membro gestor da ABTRF e associado ao Rotary Club de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para hallage@avalon.sul.com.br