Trabalhando para conter a pandemia

mai 5, 2020

Ni hao, rotarianos!

Com a aproximação de mais um fim de ano no Rotary, é comum analisarmos o caminho que trilhamos até o momento. O período 2019-20 nos apresentou desafios jamais vistos com esta pandemia de coronavírus que mudou as nossas vidas e a forma como prestamos serviços.

O grande filósofo Zhuangzi disse: “Um caminho só é feito quando é trilhado”. Somente quando nos lançamos ao desconhecido é que fazemos um progresso verdadeiro, e somente quando olhamos para trás é que temos a dimensão do quanto caminhamos. A crise trazida pelo coronavírus não tem precedentes. Espero que, futuramente, ao nos lembrarmos desta época que estamos vivendo, tenhamos a certeza de que desempenhamos um papel decisivo na ajuda ao mundo para enfrentar esta ameaça devastadora.

Estou muito orgulhoso do trabalho que nossos associados e a Fundação Rotária estão realizando para estancar o alastramento do coronavírus e auxiliar as pessoas afetadas. Alguns exemplos: clubes de Taiwan doaram 200 mil máscaras e o Rotary Club de Maidenhead Bridge, na Inglaterra, formou a Equipe de Resposta Comunitária à Covid-19 para levar alimentos e remédios àqueles em isolamento.

Os curadores da Fundação agiram rápido, adicionando projetos de combate à Covid-19 na lista de atividades elegíveis a Subsídios para Assistência em Casos de Desastres. Disponibilizamos 3 milhões de dólares do Fundo para Assistência em Casos de Desastres para financiar atividades de enfrentamento dessa doença. Para facilitar ainda mais o trabalho dos clubes, os curadores eliminaram, quando se tratar de projetos de Subsídio Global de combate à Covid-19, o requisito de que 30% dos fundos sejam de fonte internacional.

Estamos aplicando o conhecimento e os recursos adquiridos nestes muitos anos de luta contra outra doença contagiosa: a poliomielite. A infraestrutura que temos para trabalhos de erradicação da pólio está sendo utilizada para proteger os mais vulneráveis ao coronavírus, especialmente em países onde a poliomielite é endêmica.

Doe à Fundação Rotária e os nossos associados transformarão a sua contribuição em ações humanitárias que salvam vidas.

Juntos nós venceremos este vírus. E, quando alcançarmos a vitória, olharemos para trás e saberemos que não ficamos de braços cruzados, à margem dos acontecimentos, enquanto uma emergência global de saúde pública desta magnitude parava o mundo. Em vez disso, entramos em ação e fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para interromper o alastramento deste vírus e causar uma mudança duradoura nos lugares onde vivemos, ajudando as pessoas a sobreviverem e se recuperarem.

Muito obrigado pela sua contribuição à nossa Fundação feita ontem, hoje e amanhã.

* O autor é Gary C. K. Huang, chair 2019-20 do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.