Trabalhando com a ONU pelo desenvolvimento sustentável

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

A chegada de 2017 assinala o segundo ano da iniciativa conhecida como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, relacionados a 17 áreas que abrangem questões econômicas, políticas e sociais. A lista em si é bastante ambiciosa, e não poderia ser de outra forma se considerarmos que o propósito dessas metas é alcançarmos paz, prosperidade, segurança e igualdade para todos.

Já estamos bastante familiarizados com os objetivos da ONU, pois eles refletem as áreas de enfoque do Rotary. A saúde não existe sem água limpa, e esta não existe sem saneamento básico. Água limpa e saneamento nas escolas contribuem para o aprendizado dos alunos, levando a melhorias econômicas e na área da saúde, completando um círculo. Quando falamos do avanço da população e do nosso planeta como um todo, nenhum indicador, meta ou país pode ficar isolado. Para que o progresso seja palpável e duradouro, devemos todos avançar juntos.

A ideia de sustentabilidade é vital aos objetivos da ONU e ao trabalho que executamos. Sustentabilidade significa simplesmente a conquista de progresso duradouro. Significa não somente abrir um poço, mas também garantir que a comunidade inteira se responsabilize por sua manutenção. Significa não somente organizar uma feira de saúde ao longo de uma semana, mas também treinar agentes de saúde. Significa empoderar famílias e comunidades para que guiem suas vidas rumo ao sucesso.

A sustentabilidade está no cerne do pensamento do Rotary. Há 112 anos, estamos atuando positivamente e presenciando a diferença que o nosso trabalho faz nas áreas de saúde, educação, água e saneamento, sem contar a nossa colossal contribuição para a erradicação mundial da pólio.

E por falar em poliomielite, seu fim será uma conquista sem paralelo em termos de sustentabilidade, um megaprojeto que, depois de concluído, beneficiará o mundo muito além da erradicação de uma doença. Sem a pólio, economizaremos 1 bilhão de dólares por ano, dinheiro que poderá ser destinado para sanar outras necessidades e garantir um amanhã mais saudável para todos nós.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de janeiro de 2017)