O Plano Estratégico de Erradicação da Pólio prevê que o vírus da doença será vencido em todo o mundo no ano de 2018. Há muito para celebrarmos quanto ao progresso na luta contra a poliomielite. Em 1985, três tipos do vírus paralisavam crianças em mais de 125 países, mas conseguimos reduzir esta lista a apenas três deles: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Em maio, a Organização Mundial de Saúde declarou o risco de alastramento internacional da pólio como sendo uma emergência para a saúde pública. Com a declaração, novamente enfatizada em agosto de 2014, foram definidas diretrizes para a imunização de viajantes que estão deixando os países que exportam o vírus e onde a pólio ainda é endêmica.

O Rotary é a única organização na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio com membros em praticamente todos os países. Estamos em posição ideal para usar nossa voz em apoio à erradicação. É essencial defendermos a causa, individual ou coletivamente, para garantir que o público externo e nossos governantes estejam cientes da oportunidade histórica de acabarmos com a pólio de uma vez por todas.

Todos os rotarianos são convidados a participar da campanha End Polio Now (Elimine a Pólio Agora). Cada dólar que o Rotary se comprometer a doar para a erradicação (até o máximo de 35 milhões de dólares por ano) será equiparado em dobro pela Fundação Bill e Melinda Gates até 2018.

A nossa arrecadação de fundos, aliada à difusão da causa junto aos governos mundiais, ajudará a assegurar os recursos financeiros necessários para o sucesso do plano de erradicação. Nossa missão também é informar rotarianos e não rotarianos sobre o nosso trabalho para acabar com a pólio, destacando o progresso alcançado e o que precisamos fazer para terminarmos esse trabalho – divulgando-o especialmente naqueles países que já estão livres da doença, onde a pólio é apenas uma memória distante.

Em 24 de outubro celebramos o Dia Mundial de Combate à Pólio. Faça algo para difundir nossa luta.

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.