Seu distrito já está trabalhando?

mai 25, 2018

Programa de apoio do Rotary quer ajudar a reverter queda em cobertura vacinalZé Gotinha

Em 2016, o Brasil teve a pior cobertura vacinal contra a poliomielite em 12 anos. Naquele ano, vacinamos 84% das crianças de até cinco anos de idade, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda que a meta mínima de imunização seja de 95%. A região Norte foi onde a diminuição ocorreu de forma mais acentuada, com apenas 72% do público-alvo alcançado.

As dificuldades para motivar as famílias brasileiras a continuarem levando suas crianças até os postos de vacinação configuram uma preocupação bastante atual. Diversos podem ser os motivos causadores da queda na vacinação: a equivocada percepção de risco reduzido; a ideia de que a paralisia infantil é uma doença que deixamos no passado; o uso de mensagens tecnicistas que não sensibilizam as famílias; a falta de orientação médica ou mesmo a dificuldade de acesso às unidades de saúde para os responsáveis que trabalham.

Não podemos esquecer, no entanto, que a pólio somente deixará de representar uma ameaça depois que tiver sido completamente erradicada do mundo. Para melhorar nossos índices e manter as crianças protegidas, o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde anunciou uma campanha extraordinária de vacinação contra a poliomielite e o sarampo para o período de 6 a 24 de agosto, com o dia D no sábado 11 de agosto, e está contando com a ajuda do seu clube e do seu distrito para esse trabalho ser bem-sucedido.

COMPROMISSO DO ROTARY

Desde fevereiro, os coordenadores zonais brasileiros da iniciativa End Polio Now, Marcelo Haick e Pedro Durão, vêm conclamando os governadores de distrito e os líderes do Rotary no país a aderirem a um programa distrital criado para reverter nosso atual panorama. Em muitos municípios brasileiros, os índices de vacinação estão abaixo de 50%, e esse programa tem como foco a mobilização da sociedade e o comparecimento massivo à campanha de imunização. Para alcançar esse resultado, o programa estimula as lideranças distritais a se articularem com os presidentes dos clubes para elaborar uma estratégia de ação a partir de três iniciativas:

• Visitas a prefeituras e secretarias de Saúde estaduais e municipais para reforçar o compromisso político com as campanhas de vacinação.
  • Desenvolvimento de parcerias com entidades que possam facilitar o alcance às comunidades.
  • Desenvolvimento de iniciativas para a conscientização e mobilização da comunidade, com envolvimento da secretaria de Educação; palestras em escolas, igrejas e associações de moradores; uso de rádios, jornais e emissoras comunitários ou participação em eventos culturais, por exemplo.

CALENDÁRIO DO PROGRAMA

De acordo com o que estabelece o calendário de divulgação do programa nos distritos, a esta altura, os planos de ação já precisam ter sido criados e devem estar sendo aplicados, com as Conferências Distritais sendo aproveitadas como oportunidade de se reforçar a iniciativa. Por isso, caso o seu distrito ainda não tenha começado o trabalho, não há tempo a perder.

“O sucesso deste programa depende da parceria entre as lideranças 2017-18 e 2018-19”, destaca Haick, que é também consultor nacional de Advocacia Polio Plus. Por essa razão, é pedido aos governadores eleitos que incluam o apoio à campanha em suas agendas e aos presidentes eleitos que desenvolvam um plano de ação e se valham da influência de seus respectivos clubes para dar suporte à campanha localmente.

O ponto alto do programa de apoio será justamente o engajamento de toda a Família do Rotary no Brasil durante o período da campanha nacional de vacinação. Neste momento de contagem regressiva para a erradicação global da pólio, não podemos perder de vista que estamos concluindo o 1% final.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O programa de apoio do Rotary em sete etapas

Quando o sábado 11 de agosto chegar, a Família do Rotary no Brasil terá cumprido a maior parte de seu trabalho na importante missão de apoiar a campanha extraordinária de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, anunciada pelo Ministério da Saúde. Até lá, há muito a ser feito para conseguir que a vacinação seja definida como uma prioridade em saúde pública e que os índices de cobertura voltem a subir. Nas sete etapas abaixo, o amplo programa do Rotary é apresentado de forma resumida:

1 – Liderança do processo por parte dos governadores distritais 2017-18 e 2018-19 e das comissões afins;

2 – Desenvolvimento de um plano de ação para apoiar a campanha nacional de vacinação em agosto;

3 – Divulgação do plano e engajamento dos presidentes e seus clubes;

4 – Elaboração de uma agenda consistente de eventos;

5 – Visitas a autoridades estaduais e municipais (prefeitos e secretários);

6 – Desenvolvimento de um plano de marketing e busca de parcerias locais;

7 – Estabelecimento de um plano de mobilização, especialmente nos dias da campanha nacional de vacinação.

Os 38 governadores distritais 2019-20 também já estão engajados na missão de erradicação da pólio. Em seu 1º Encontro Nacional, de 2 a 5 de novembro de 2017, na cidade de Cáceres, em Mato Grosso, eles soltaram mil balões contendo sementes de plantas nativas para comemorar o Dia Mundial de Combate à Pólio. A ação ocorreu durante um passeio de barco no rio Paraguai.