Com certeza, você deve pertencer a um distrito ou a um clube pujante e que possui em suas comunidades número suficiente de profissionais capazes e conceituados, dotados do espírito do servir. São pessoas que ainda não o conhecem e, consequentemente, ainda não são seus companheiros.

Devemos ser criativos, inovadores, decididos e proativos para nos tornar conhecidos do grande público, e daí partirmos para angariar novos associados. E não precisamos dizer que tem sido muito valioso o intenso trabalho reservado aos grupos que cuidam da Imagem Pública do Rotary visando tornar essa missão mais fácil.

A tarefa de arrebanhar novos companheiros não está reservada apenas aos Conselhos Diretores e às Comissões de Desenvolvimento do Quadro Associativo. Se assim fosse, parte do problema já estaria resolvido, e muitos estariam orgulhosamente exibindo em sua lapela a roda rotária – essa que já foi denominada de denteada.

Você, caro companheiro, que tem orgulho de participar da nossa centenária instituição, permita que seus amigos, colegas de profissão, vizinhos, entre outros, também compartilhem desse orgulho, convidando-os para que nos conheçam e depois se tornem rotarianos com o mesmo entusiasmo que o seu.

Você ainda se lembra daquele dia tão especial em que se tornou rotariano? Você foi saudado por um mar de novos rostos e vislumbrou um oceano de novas oportunidades para companheirismo e serviço. Seu padrinho no Rotary fez a diferença; ele dedicou parte do tempo para fazê-lo sentir o espírito da nossa organização.

Agora é chegado o momento em que você fará a diferença. Agosto é um mês dedicado ao desenvolvimento e retenção do quadro associativo, época ideal para se trazer um novo associado para o nosso convívio. Todavia, não podemos limitar o nosso trabalho somente ao recrutamento de novos associados; precisamos cuidar também da manutenção dos já existentes. Não nos esqueçamos de que é sete vezes mais fácil manter um rotariano do que trazer um novo.

Imagine por um momento aonde poderíamos chegar se cada rotariano trouxesse um novo companheiro. Esse pequeno esforço representaria um crescimento sem paralelo. Solicito aos rotarianos que sejam proativos nos seus esforços de desenvolvimento e retenção do quadro associativo.

Novos associados significam vida nova para os Rotary Clubs, pois eles trazem ideias novas, energia e entusiasmo. Novos associados têm ânsia de enfrentar novos desafios, empreender projetos inovadores e contribuir com enfoques modernos para antigos empreendimentos.

* O autor é José Ubiracy, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br