Rotary, recursos hídricos e saneamento

mai 25, 2017

Água limpa e potável para beber é um direito humano básico a que milhões de pessoas não têm acesso, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo. Da mesma forma, os benefícios proporcionados pelo saneamento básico não estão acessíveis a esses milhões de pessoas, em que pesem os esforços despendidos por organismos internacionais, inclusive o nosso Rotary, preocupados com o desenvolvimento sustentável.

A despeito dessas providências, milhares de crianças em todo o mundo também não possuem os benefícios de água potável para beber e morrem diariamente em decorrência de doenças causadas por água contaminada e falta de saneamento. Está sobejamente comprovado que pessoas que têm acesso a água limpa são mais saudáveis e produtivas.

A Organização das Nações Unidas há vários anos tem se preocupado com os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais visam eliminar a pobreza e promover prosperidade e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente e solucionar problemas relacionados às mudanças climáticas. Um desses objetivos nos incentiva a assegurar o acesso universal e equitativo à água potável e saneamento para todos, melhorando também a gestão desses recursos para proteger ecossistemas e aumentar o reabastecimento.

Os rotarianos estão trabalhando para ajudar a alcançar esses objetivos relacionados a recursos hídricos e saneamento por meio de projetos que visam a instalação de novos poços, implementando sistemas de coleta de água pluvial e treinando comunidades na manutenção de novas infraestruturas.

Em comemoração ao Mês dos Recursos Hídricos e Saneamento, agora em março, os rotarianos estão sendo incentivados a entrar em ação para melhorar a saúde das comunidades, fornecendo acesso a água limpa e saneamento para evitar o alastramento de doenças infecciosas, instalando reservatórios de água próximos aos vilarejos, dando às famílias acesso a água potável. Evitam assim que os moradores caminhem quilômetros diariamente para buscar água.

Cabe, nesta oportunidade, um especial registro dos benefícios do trabalho que está sendo implementado sob a coordenação do companheiro e diretor 1985-87 do Rotary International Mário de Oliveira Antonino, do distrito 4500, visando a minorar os efeitos da inclemente seca que atinge vários estados da região Nordeste há vários anos seguidos, sendo a mais crítica das últimas cinco décadas. O semiárido dessa imensa região geográfica tem sido beneficiado pelas ações desenvolvidas com o apoio intensivo dos rotarianos.

Como o Rotary está envolvido intensamente nas ações desenvolvidas em apoio ao semiárido do Nordeste, entendo oportuno levar o meu incentivo aos clubes e distritos dessa região, para que colaborem na medida do possível com as ações que beneficiam as populações do semiárido.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de março de 2017)