NOTÍCIAS

Rotary leva conhecimento digital a duas escolas do município gaúcho de Cachoeirinha

jan 17, 2018

As escolas municipais de ensino fundamental Natálio Schlain e Assunção, ambas localizadas na cidade gaúcha de Cachoeirinha, atendem juntas a cerca de mil alunos. Desde o segundo semestre de 2017, os estudantes, que cursam entre o primeiro e o nono ano, dispõem de um laboratório de informática equipado com 30 computadores, bancadas, estabilizadores e impressora.

A criação desses espaços nas duas instituições de ensino partiu de uma iniciativa dos Rotary Clubs de Cachoeirinha e Cachoeirinha-Industrial, RS (distrito 4670). Com a parceria do distrito 6110 (EUA) e da Fundação Rotária, eles levantaram os 120 mil reais necessários à implantação do projeto que visa à inclusão digital.

alunos recebem certificado do curso do Sebrae

Para facilitar o uso da tecnologia, os professores recebem capacitação e atualização, o que lhes permite trabalhar as principais disciplinas do currículo por meio de jogos, interações e pesquisas (realizadas pelos alunos). Mas o projeto não para por aí. Em parceria com a escola UpTalk, todos os estudantes têm aulas de inglês. Também parceiro da iniciativa, o Sebrae, por meio de palestras, incentiva nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. Já a unidade Cachoeirinha da cooperativa de crédito Sicredi oferece cursos de finanças.

A cerimônia de lançamento do projeto, em 19 de julho de 2017, foi prestigiada por cerca de 60 pessoas, incluindo autoridades políticas e do Rotary na cidade, como o prefeito Miki Breier e o governador distrital Leandro Kolodny.

NOTÍCIAS