NOTÍCIAS

Rotary e ShelterBox continuam mobilizados na ajuda às vítimas do furacão Matthew

out 20, 2016

Funcionários da ShelterBox e do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas ajudam a descarregar suprimentos da ShelterBox no porto de Les Cayes, no Haiti, onde muitas barracas serão montadas para os agentes da saúde fazerem o diagnóstico e tratamento de vítimas de cólera.

O Furacão Matthew, que atingiu o Haiti no dia 4 de outubro, deixou centenas de mortos e muitos desabrigados. Muitas partes do país ainda estavam se recuperando do terremoto de 2010.

Estima-se que a tempestade tenha afetado 330.000 pessoas, incluindo 6.400 que foram deslocadas para um abrigo temporário. Danos extensivos às principais pontes e outras redes de transporte deixaram algumas áreas isoladas e vulneráveis. Chuvas torrenciais resultaram em enchentes e deslizamentos de terra, e a água contaminada ameaça causar uma onda de cólera e outras doenças transmitidas pela água.

Uma equipe assistencial da ShelterBox, formada por voluntários do Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia e Estados Unidos, foi a Porto Príncipe, capital do Haiti, para avaliar os danos e decidir a melhor forma de ajudar os desabrigados. A instituição é parceira de projetos do Rotary em casos de desastres naturais.

Trabalhando com rotarianos, autoridades do governo e outras agências de socorro, a ShelterBox está preocupada com possíveis surtos de cólera no sul da ilha e também com o fornecimento de abrigo. Na quarta-feira chegaram vários suprimentos da Shelterbox em Les Cayes, no sul do Haiti, que serão usados para ajudar na triagem e tratamento de pacientes com cólera.

“Forneceremos kits emergenciais e outros itens, como painéis solares, mosquiteiros e filtros para combater a cólera”, disse Chris Warham, chefe executivo da Shelterbox.

O Furacão Matthew é considerado o pior a atingir o Haiti em mais de 50 anos, registrando ventos que chegaram a 230 quilômetros por hora.

ESTADOS UNIDOS E CANADÁ ATINGIDOS

O furacão causou destruição em partes dos estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e do Sul, provocando efeitos mesmo em um lugar tão longe como a Nova Scotia, no Canadá, na forma de enchentes, ferimentos e mortes. Os rotarianos estão contribuindo no fornecimento de artigos de primeira necessidade às famílias e também ajudando-as a encontrar abrigo.

“O volume de água dos rios está subindo muito”, disse Rusine Mitchell Sinclair, governador do Distrito 7710 da Carolina do Norte. “Nós articularemos com os distritos vizinhos o fornecimento de ajuda humanitária assim que a cheia baixar para avaliarmos melhor como podemos interceder a favor da população.”

COMO AJUDAR

O e o Distrito 7020 estão coletando doações no Haiti e nas Bahamas. Os fundos tem sido usados para substituir o teto de 1.000 casas e fornecer sistemas Sawyer de filtragem d’água. Acesse  para contribuir.

Envie doações ao Distrito 7710 para ajudar as famílias afetadas na Carolina do Norte. Vale mencionar que funcionários do Rotary estão em contato com líderes distritais de outras áreas afetadas pelos furacões Matthew e Nicole, e também monitorando tempestades tropicais no Pacífico. Envie e-mail para para obter informações de como contribuir a outros distritos rotários.

* Rotary International

NOTÍCIAS