Rotary Clubs elaboram estratégias para lidar com o covid-19

mar 18, 2020

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O coronavírus (covid-19) tem afetado a rotina de todos. Práticas de isolamento social e quarentena são adotadas nos mais diversos países e os Rotary Clubs começam a organizar iniciativas para lidar com o problema.

Como relatado no comunicado oficial do presidente Mark Maloney, clubes da Itália, Taiwan e Sri Lanka já realizam ações de doação de medicamentos e álcool gel, além de iniciativas de orientação sobre os cuidados de prevenção.

Clubes dos Estados Unidos, como o Rotary Club de East Jefferson County, no estado de Washington, atuam na distribuição de mantimentos e apoiam os sistemas de entregas locais.

No Brasil, os Rotary Clubs já estão cancelando reuniões e eventos. O Rotary Club de Maravilha, SC, não realizará mais o seu Jantar das Massas, o Rotary Club de Maracaju, MS, cancelou a Festa da Linguiça e o Rotary Club de São Bento do Sul, SC, adiou a realização de palestra com o procurador do Ministério Público Federal, Diogo Castor de Mattos.

O procedimento dos clubes brasileiros encontra respaldo nas orientações do presidente do Rotary International:

Devemos seguir os conselhos da OMS e das autoridades de saúde locais, o que engloba o cancelamento de eventos e reuniões de clubes, em curto prazo, para reduzir interações desnecessárias que possam causar transmissões. Podemos dar maior ênfase ao trabalho que fazemos em nossas comunidades, ajudando nossos vizinhos menos afortunados a lidar com os efeitos do isolamento e do medo, ou apoiando autoridades de saúde.”

A fonte oficial de informações do Rotary sobre o coronavírus é: http://on.rotary.org/covid-19.