Queremos registrar ainda mais eventos este ano

out 1, 2018

Prezados companheiros rotarianos,

Toda quinta-feira pela manhã, recebo da Organização Mundial da Saúde um e-mail atualizado sobre o status da erradicação da pólio. Ele traz muitas informações, separadas por país, sobre onde e como as campanhas de imunização vêm sendo conduzidas, quantos milhões de crianças estão sendo vacinadas e os locais em que a vigilância ambiental encontrou evidências de vírus circulante. Sempre que esse e-mail aparece na minha caixa de entrada, meu coração parece parar por uns instantes até eu ler as primeiras linhas e saber se naquela semana uma criança ficou paralisada pelo vírus selvagem dessa doença.

Este é o ponto em que nos encontramos hoje no trabalho de erradicação da pólio. A pergunta na minha mente, quando abro esse e-mail, não é quantos milhares de casos (ou mesmo quantas centenas) poderemos ver em um ano, como ocorria não faz muito tempo. Em vez disso, a pergunta a que ele responde é se houve ou não um novo caso naquela semana.

Há 30 anos, a pólio paralisava mil crianças todos os dias. Desde então, marcamos nosso progresso, ano a ano, semana a semana. Nós comemoramos quando cada país, cada região foi declarada livre da doença. À medida que nos aproximávamos da nossa meta, e o número de casos diminuía cada vez mais, as crianças que esses números indicam se tornaram cada vez menos abstratas. Quando abro esse e-mail, não me pergunto que número verei, mas, sim, se uma criança ficou ou não paralisada naquela semana.

Estamos tão próximo da erradicação – mas ainda há muito trabalho a fazer.

Neste mês, peço a todos os Rotary Clubs que apoiem a campanha End Polio Now, celebrando o Dia Mundial de Combate à Pólio em 24 de outubro. No ano passado, milhares de Rotary Clubs de todo o mundo realizaram eventos para elevar a conscientização e a arrecadação de fundos para a campanha de erradicação da doença. Em 2018, queremos ver mais registros do que nunca dos eventos desse dia. Se você tem um evento planejado, registre-o e promova-o no site endpolio.org para que mais pessoas participem. Se não planejou nada, ainda há tempo. Acesse o site endpolio.org para encontrar ideias, informações sobre a transmissão ao vivo deste ano e recursos para ajudar seu clube a organizar um evento de sucesso.

O Dia Mundial de Combate à Pólio é uma tremenda oportunidade para os clubes colocarem em destaque nossa organização e nosso trabalho histórico para erradicar essa doença. É também uma ótima maneira de aproveitar o desafio da Fundação Bill e Melinda Gates: para cada dólar que o Rotary arrecadar para a erradicação da pólio, a Fundação Gates doará mais dois. Junte-se a mim e a rotarianos de todo o mundo no dia 24 de outubro – e Seja a Inspiração para um mundo livre da pólio.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.