Colunistas

Quanto seu clube investe no Rotary?

ago 1, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Quando alguém pergunta o que é o Rotary, o que você responde? Acho que todos já nos vimos diante dessa questão aparentemente simples e acabamos não sabendo o que dizer. Até mesmo os rotarianos mais eloquentes consideram um desafio explicar a essência da nossa organização com apenas algumas frases.

Como organização, o Rotary sempre teve dificuldades de expressar a abrangência do seu trabalho e definir não apenas o que fazemos, mas como fazemos – e demonstrar o tamanho da contribuição que damos ao mundo.

Como contador, não preciso dizer que adoro números. Eles funcionam em qualquer idioma e, geralmente, transmitem informações complexas de maneira muito mais eficaz que as palavras. Esta é a razão pela qual peço que cada clube informe dois números à nossa Sede Mundial neste ano rotário: o valor do quanto destinam em dinheiro e materiais aos seus projetos de serviço e a quantidade de horas de trabalho voluntário que dedicam ao Rotary.

Para que estes números tenham utilidade, eles precisam ser exatos. Isto significa que, a partir de agora, deveremos nos habituar a registrar as horas e os valores investidos por nossos clubes na prestação de serviços. A maneira mais simples de garantir a entrega dessas informações à Sede Mundial no final deste ano é adicioná-las mensalmente ao Rotary Club Central, ferramenta que foi recentemente reformulada para facilitar sua utilização. Se por qualquer motivo seu clube não puder acessar o Rotary Club Central (por exemplo: acesso limitado à internet), entre em contato com o governador do seu distrito. Ele viabilizará o envio dessas informações ao Rotary International de outra forma.

Vale ressaltar que o objetivo desse esforço não é obter os números mais altos e impressionantes. Isso não será uma competição nem gerará qualquer reconhecimento – e, em hipótese alguma, as informações concedidas pelos clubes serão usadas publicamente. A meta é obter estatísticas precisas e confiáveis que possam ser aproveitadas na promoção da nossa imagem pública, nos materiais sobre desenvolvimento do quadro associativo e divulgadas aos nossos parceiros. Com esses números, embasados por métricas de cada um dos nossos clubes, seremos capazes não apenas de dizer com segurança o que o Rotary é, mas também o que o Rotary faz.

Dessa forma, acredito plenamente que estaremos mais bem capacitados para demonstrar que o Rotary faz a diferença – e que, com o tempo, isso nos permitirá fazer ainda mais diferença para um número ainda maior de pessoas.

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.