Qualificar e conectar

ago 1, 2019

Em Eclesiastes, somos lembrados de que existe um tempo para cada coisa: nascer e morrer, plantar e colher, falar e calar, um tempo para a guerra e outro para a paz…

Na vida, o tempo é o componente mais escasso, fluindo rápido e sem possibilidade de retorno. Além do tempo, precisamos do espaço para quaisquer realizações. Dessa forma, o desenvolvimento do rotariano para o servir passa por três etapas:

Informação – Ao ingressar no Rotary, ele se alegra ao saber que a organização tem mais de 1 milhão de associados e que, graças a ela, existem o Programa de Intercâmbio de Jovens, Rotaract, Interact, entre outros programas estruturados.

Formação – Ele passa a compreender os valores do Rotary e a importância da Fundação Rotária na erradicação da pólio no mundo.

Qualificação – Ele aprende a fazer projetos nos seminários e se prepara para exercer gestão e liderança.

Em determinada ocasião, participei de um seminário de quatro horas em que os coordenadores falaram sobre desenvolvimento do quadro associativo (DQA), Fundação Rotária, imagem pública, juventude e assuntos distritais.

No painel sobre o DQA, o destaque foi a perda de associados (com foco no problema e não na solução). Sobre a Fundação Rotária, foi reforçada a necessidade de mais dinheiro para a erradicação da pólio. Pude perceber, no entanto, que os assuntos estavam sendo tratados isoladamente, como se fossem ilhas. E ilhas, na verdade, fogem justamente do contexto atual, que pede a conexão com mais associados e serviços.

Os programas devem ser entendidos como a diversidade dentro do próprio Rotary, complementando o objetivo da organização, como se fossem integrantes de um corpo chamado Servir. Quanto às contribuições, o mais importante não é só o aporte financeiro, mas também o aportar-se por inteiro, levando nesse ato as suas qualificações morais e éticas.

Este é um ano muito especial pela qualidade do time da Fundação Rotária e da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), que utilizará todas as ferramentas para desenvolver o Rotary, com foco na captação de recursos e projetos, principalmente os de Subsídios Globais. Em 2019, comemoramos os 15 anos de sucesso da ABTRF, que já recebeu mais de 15 milhões de dólares, com consequente impacto na vida de milhares de pessoas por meio de projetos de Subsídios Globais.

O Rotary é parceiro institucional do Ministério da Saúde no Movimento Vacina Brasil, que em outubro promoverá uma Campanha Nacional de Multivacinação, com Dia D em 19 de outubro para a grande mobilização de nossos clubes e distritos. Para isso, todos os rotarianos estão convidados a adotar um posto de vacinação e a atuar fortemente nas mídias.

Agora é tempo de participar dos Seminários Distritais, ocupar espaços e se conectar para fazer o bem no mundo!

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br