Qual é a finalidade da Fundação Rotária? Patrocinar nossas atividades, que vão de projetos comunitários a iniciativas globais, promovendo a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio do apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. E qual será o foco dos coordenadores regionais neste ano rotário que se inicia?

Nosso foco é a execução de projetos humanitários e educacionais inseridos nas nossas seis áreas de enfoque. E pasmem: existem distritos que não apresentam projetos há mais de cinco anos, além de haver pouca compreensão sobre a utilização do Fundo Distrital de Utilização Controlada (o FDUC). Os recursos deste fundo são os mais valorosos que existem. Se eles já tivessem sido utilizados em projetos, nós poderíamos ter evitado mortes, doenças e tantas tristezas que vemos por aí.

É hora de identificarmos as necessidades das nossas comunidades e de minorarmos tanto sofrimento, buscando parcerias e agindo. Pensando nisso, estamos articulando uma feira de projetos no Instituto Rotary de Lima, que será realizado entre os dias 9 e 11 de outubro de 2014. Mas alguém pode perguntar: “Por que Lima?”. Porque o Instituto de Lima reúne sete países e o do Brasil, somente um. Lá teremos a oportunidade de fazer doações a projetos internacionais e de recebermos doações para os nossos distritos – afinal de contas, assistimos comunidades locais e globais.

Também verificamos o medo dos clubes em assumir compromissos financeiros com os projetos, mas recursos não faltam. Por meio da ABTRF, que é a nossa Fundação Rotária para receber doações de empresas, isso se torna fácil. Outro atenuante para conseguirmos recursos vem do fato de que, após a liberação do projeto pela Fundação Rotária, os clubes e distritos têm até seis meses para arrecadar recursos complementares.

Nós, coordenadores regionais, estamos dispostos a encontrar parceiros e recursos para os projetos – mas precisamos que os clubes e distritos tomem a iniciativa de desenvolvê-los.

Os coordenadores assistentes estarão acompanhando os distritos, e podemos garantir que todos estão treinados e capacitados para a realização de projetos e para assistir os distritos em quaisquer circunstâncias. Temos dois consultores de Doações Extraordinárias nomeados pela Fundação Rotária: o governador distrital 2004-05 Altimar Augusto Fernandes (Zona 22B) e o governador 2009-10 Roberto Luiz Barroso Filho (Zonas 22A e 23A), ambos do distrito 4420, e que são os responsáveis pelas grandes doações (acima de 25 mil dólares). Eles só precisam que os rotarianos indiquem possíveis doadores para que, de imediato, possam visitá-los.

Desenvolvendo projetos, aumentaremos nossas doações; com mais recursos, atenderemos nossas comunidades locais e internacionais; e dessa maneira, estaremos Fazendo o Bem no Mundo – e fazendo o Rotary brilhar.

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.