As atuais prioridades da Fundação Rotária são propostas para um período de três anos, a partir de 1º de julho de 2015. Elas apoiam o Plano Estratégico do Rotary, que visa fortalecer os clubes, dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários e aumentar a projeção da imagem pública da organização. Cada prioridade possui uma série de metas mensuráveis que podem ser alteradas anualmente conforme o progresso alcançado.

Prioridade 1: Erradicar a pólio de uma vez por todas

Metas:
Zerar o número de casos da doença causados pelo vírus selvagem.

Vencer o desafio da Fundação Gates, levantando 35 milhões de dólares em contribuições anualmente para a iniciativa End Polio Now.

Divulgar o papel do Rotary na erradicação da pólio.

Analisar a atuação do Rotary como difusor da erradicação da poliomielite para determinar se tal atuação poderá ser ampliada a outros programas humanitários.

Prioridade 2: Fortalecer o conhecimento, engajamento e apoio financeiro dos rotarianos em relação à Fundação Rotária

Metas:
Incentivar os clubes a aprenderem mais sobre os programas da Fundação durante suas reuniões semanais por meio de plataformas de comunicação novas e mais eficazes.

Conseguir que todos os distritos e pelo menos 25% de todos os clubes trabalhem com Subsídios Globais.

Aumentar em pelo menos 15% o número de clubes em todos os distritos que alcançam o nível de contribuição Todos os Rotarianos, Todos os Anos.

Aumentar em pelo menos 3% a contribuição ao Fundo Anual em todos os distritos.

Prioridade 3: Aumentar a qualidade e o impacto dos serviços humanitários do Rotary por meio de subsídios da Fundação e das seis áreas de enfoque

Metas:
Aumentar em pelo menos 10% o total outorgado mundialmente para Subsídios Globais.

Aumentar o número de bolsas de estudos financiadas por Subsídio Global para pelo menos uma por distrito e pelo menos 15% mundialmente.

Aumentar o número de equipes de formação profissional para pelo menos 100 mundialmente.

Medir e avaliar a sustentabilidade, simplicidade e eficácia dos Subsídios Globais.

Prioridade 4: Fortalecer a imagem da Fundação e divulgar suas conquistas, especialmente os seus 100 anos de atuação, e o sucesso do Polio Plus

Metas:
Planejar e realizar eventos em comemoração ao centenário da Fundação Rotária, em 2016-17.

Promover o enfoque que o Rotary dá à paz, programando uma conferência internacional para rotarianos e apoiadores em potencial, incluindo autoridades governamentais, organizações não governamentais e fundações.

Criar pelo menos duas novas iniciativas da Fundação para reconhecer e divulgar a importância de aumentar o quadro associativo nos clubes, e o impacto positivo dos serviços humanitários.

Aumentar a conscientização pública sobre a relevância do Rotary, promovendo contribuições à Fundação feitas por não rotarianos e sua participação em projetos rotários.

As prioridades e metas nos ajudam a transformar sonhos em realidade. Como nossa missão é servir à humanidade, nossas metas nos ajudam a fazer deste um mundo melhor.

* Os autores são Paulo Augusto Zanardi e Hugo Dórea, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona Rotária 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com e hugo.dorea@rotary4390.org