Prestando serviços e fazendo amigos

jul 3, 2017

Ao iniciarmos um ano rotário devemos ter em mente que o Rotary anualmente se renova, mas sem perder sua essência. Dirigentes entrantes pegam o bastão dos dirigentes que estão findando sua gestão e a grande corrida rotária não para um minuto sequer.

A continuidade em nossos projetos e programas é essencial para o Rotary, e a cada ano acrescentamos novos projetos, novas ideias, novas emoções e desafios, e isso é muito salutar para nossa organização.

Dentro dessa visão, prestar serviços na área do voluntariado é atender as necessidades do nosso público-alvo: a comunidade em que cada clube está inserido.

Por meio da classificação de cada rotariano, temos um elenco incomensurável de atividades de servir, porém com maior eficácia, pois cada um faz o que sabe fazer.

Usamos as diferentes perspectivas e conhecimentos de associados de todas as idades para melhorar a qualidade de vida mundialmente por meio de projetos humanitários sustentáveis. Atrair profissionais jovens é tão importante para o futuro do Rotary quanto atrair profissionais prestes a se aposentar. Profissionais mais jovens precisam do Rotary para ajudar suas carreiras e comunidades. O Rotary precisa destes jovens para obter novas ideias e assegurar que a nossa organização continue ativa e relevante por mais cem anos.

Ao mesmo tempo, recém-aposentados ou profissionais que se aposentarão em breve têm muita experiência e sabedoria para oferecer ao clube e, muitas vezes, estão procurando maneiras de continuarem ativos. A nossa organização é a resposta, podendo atender as necessidades de todas as gerações. Pesquisas indicam que as duas razões pelas quais as pessoas se associam e permanecem no Rotary são: o desejo de ajudar suas comunidades e o de fazer contatos e amizades. Assim, envolver ativamente os associados é a nossa melhor estratégia de engajamento, seja integrando comissões, atuando como mentores ou fazendo trabalho voluntário. Isso dá aos associados experiência e oportunidade de se conectarem a outras pessoas. Penso ser muito importante deixarmos claro que nossa organização é servidora, ela presta serviços e não doações, e servir é atender necessidades.

Com isso em mente, os clubes deverão fazer um levantamento das necessidades de suas comunidades, analisar globalmente o que precisa ser feito e, dentro do nosso padrão de trabalhar, prestar o melhor dos nossos serviços, pois é dessa maneira que o Rotary faz a diferença.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com