A capacitação de líderes é um processo contínuo para os novos dirigentes a cada ano. Todos os líderes entrantes, sejam presidentes de clubes ou governadores distritais, preparam suas equipes de apoio para efetivamente atingirem objetivos e metas planejadas. As vantagens de um planejamento estratégico discutido detalhadamente, com o estabelecimento de metas comuns pelos presidentes e governadores atuais, eleitos e indicados, permitem que cada novo líder comece seu ano rotário sem mudar o plano estabelecido. As mudanças na direção dos trabalhos a cada ano são um desafio, pois iniciativas importantes exigem um trabalho consistente que precisa de um tempo maior para seu impacto.

É necessário que cada clube tenha a sua Comissão da Fundação Rotária, que deve trabalhar na conscientização sobre a Fundação dedicando um período da reunião para esta finalidade. Buscar candidatos às Bolsas Rotary pela Paz, homenagear pessoas que fazem contribuições e planejar eventos para arrecadação de fundos a fim de que possamos, com uma gestão responsável, garantir que as doações de rotarianos e não rotarianos sejam direcionadas para ações sustentáveis.

A comissão do clube deve garantir que o mesmo se qualifique aos Subsídios da Fundação Rotária e mantenha um sistema de gerenciamento de fundos de subsídio, segundo o Memorando de Entendimento.

A mobilização crescente de cada clube sobre o desafio de erradicação da pólio, além das orientações sobre o Fundo Anual e Fundo de Dotação, deve ser sempre discutida no âmbito do clube. É importante que o resumo das metas dos clubes referentes à Fundação seja colocado no Rotary Club Central.

Nas sessões sobre a Fundação no Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos, eles devem entender que são responsáveis por: estabelecer metas referentes à Fundação e reportá-las até o começo de maio; nomear o presidente da Comissão da Fundação Rotária de seus clubes antes da Assembleia Distrital; desenvolver até 1º de julho o plano para alcance das metas da Fundação e incentivar os rotarianos a apoiar a Fundação.

Servir: este é o nosso negócio!

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para celsogalves@gmail.com e zanardi4730@gmail.com