Preciso da sua ajuda nesta jornada

set 4, 2018

Fui governador de distrito no período 1987-88, ano em que Charles Keller foi presidente do Rotary International [veja nota sobre o falecimento de Keller na seção Saudades, na página 10 desta edição]. Como governador, participei da Convenção do Rotary International de 1988, na Filadélfia, EUA. Lá fiquei sabendo que havia cerca de 350 mil casos de pólio em 125 países. Mas também tomei conhecimento de uma notícia emocionante: tínhamos ultrapassado a nossa meta de arrecadar 120 milhões de dólares para a erradicação da poliomielite – angariamos 219.350.449 dólares (e, mais tarde, depois que as contas foram feitas, essa cifra foi revisada para 247 milhões de dólares). Comemoramos muito. Provamos a nós mesmos e ao mundo a força do Rotary e o fato de que poderíamos enfrentar um desafio em relação à saúde no mundo.

Nos 30 anos seguintes, com nossos parceiros – a Organização Mundial da Saúde, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o Unicef e a Fundação Bill & Melinda Gates –, levantamos ainda mais fundos, organizamos Dias Nacionais de Imunização e defendemos a causa junto aos governos mundiais. Nosso objetivo sempre foi manter a promessa de dar às crianças um mundo livre da pólio, e em 2017 registramos apenas 22 casos da doença.

Fizemos um trabalho incrível, mas a jornada ainda não acabou. Quando reduzirmos o número de casos para zero e nenhum vírus for detectado no ambiente, teremos que esperar a Organização Mundial da Saúde certificar que o mundo está oficialmente livre da pólio. Para isso ocorrer, teremos que passar por um período de três anos sem que o vírus da pólio seja detectado em uma única pessoa ou em qualquer ambiente. Durante esses três anos, ainda teremos que vacinar crianças e garantir, por meio de vigilância, que o vírus nunca mais retorne.

Os rotarianos sempre estiveram e continuam na linha de frente desse esforço. Então o que você pode fazer? Conte a todos o que você sabe sobre o Rotary e sobre a pólio. Faça uma doação. Municie o seu clube com informações atualizadas e pesquise como, juntos, vocês podem participar diretamente desta luta.

No dia 24 de outubro, celebraremos o 30º aniversário da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio durante a sexta comemoração anual do Dia Mundial de Combate à Pólio, na Filadélfia EUA, cidade onde tudo começou. Organize um evento de arrecadação de fundos para o Dia Mundial de Combate à Pólio ou assista à celebração. Divulgue a sua ação em endpolio.org/promote-your-event. Para mais inspiração, confira endpolio.org.

Preciso da sua ajuda. Dependo de você para nos ajudar a cumprir nossa promessa.

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.