Há quase três décadas demos ao mundo a nossa palavra de que iríamos erradicar a poliomielite e criar um futuro sem esta terrível doença. Apesar de todos os esforços, ainda não cumprimos nossa promessa. Henry Ford disse que “ninguém pode construir uma reputação com base no que ainda vai fazer”. Depois de tantos anos dizendo que vamos eliminar a pólio, minha esperança é que, em breve, cumpramos nossa palavra.

Rotarianos de todo o mundo vêm trilhando esse caminho há muitos anos. A erradicação da poliomielite tornou-se uma missão do Rotary. Já faz algum tempo que nós falamos sobre isso, trabalhamos por isso e arrecadamos recursos para isso. Agora estamos pedindo aos nossos companheiros rotarianos que entrem em ação mais uma vez nesta reta final, trabalhando e arrecadando fundos para terminarmos esse trabalho.

Algumas pessoas acham que já doamos o suficiente para a erradicação da pólio e que é hora de enfrentarmos outro desafio. No entanto, se mudarmos nosso foco justamente agora, quando estamos quase lá, corremos o risco de perder tudo o que fizemos e doamos até aqui. Além disso, arriscaremos a nossa reputação e a de todos os rotarianos que vieram antes de nós.

Não podemos permitir que isto aconteça. Precisamos continuar nossa jornada até que a pólio faça parte do passado.

* O autor é John Kenny, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.