Precisamos acreditar e realizar

set 1, 2017

Fazer com que o Rotary seja mais inclusivo é uma das principais diretrizes dos nossos esforços para aumentar o quadro associativo.

Usamos as diferentes perspectivas e conhecimentos de associados de todas as faixas etárias para melhorar a qualidade de vida mundialmente por meio de projetos humanitários autossustentáveis.

Aproximadamente 60 milhões de pessoas no mundo são deslocadas por conta de conflitos armados ou perseguição. Em grande parte, as raízes desses conflitos estão nas necessidades humanas básicas – comida, água, habitação, assistência médica, alfabetização, emprego e direitos essenciais – não atendidas.

Nós fornecemos treinamentos a jovens e adultos para a prevenção e resolução de conflitos por meio das Bolsas Rotary pela Paz e de outras iniciativas.

Mais de 660 milhões de pessoas em todo o mundo carecem de acesso à água potável e 2,4 bilhões não contam com saneamento adequado. Embora relativamente poucas pessoas morram de sede, diariamente quase 1.000 crianças são vítimas fatais de doenças causadas por água contaminada. Uma das nossas áreas de enfoque ajuda as comunidades a estabelecer e manter o acesso sustentável à água potável, saneamento e higiene.

E a nossa iniciativa de prover recursos hídricos e saneamento é um catalisador para os nossos esforços nas outras áreas de enfoque: prevenção e tratamento de doenças, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, desenvolvimento econômico e comunitário e promoção da paz.

Mais de 750 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade – dois terços delas mulheres – são analfabetas. E 250 milhões de crianças carecem de habilidades básicas de leitura e escrita e conhecimentos numéricos, embora metade delas tenha passado quatro anos na escola. Nossos associados apoiam projetos educacionais que oferecem treinamento para professores, equipes de formação profissional, integração de tecnologia no currículo escolar e programas de alfabetização para adultos. Nosso objetivo é capacitar as comunidades para dar suporte à educação básica e à alfabetização, reduzir a disparidade entre os sexos nessa área e aumentar a alfabetização de adultos.

Para que tudo isso continue ajudando o Rotary a fazer a diferença na vida das pessoas, precisamos acreditar e realizar. Sonhar é bom, mas não resolve os problemas das comunidades. Vejamos o que dizia o nosso saudoso presidente eleito Sam Owori (1941-2017): “Otimismo é o que nos traz ao Rotary. Porém o Rotary não serve para quem fica apenas no mundo dos sonhos. Aqui é lugar para quem quer utilizar seus conhecimentos e habilidades na realização de serviços”.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com

Precisamos acreditar e realizar

set 1, 2017

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque euismod blandit leo in euismod. Suspendisse ultrices egestas porttitor. Cras venenatis congue vehicula. Duis in eros urna. Aliquam iaculis neque et finibus iaculis. Sed tristique et leo quis gravida. Ut vitae neque porttitor orci scelerisque egestas pharetra id ligula. Integer viverra purus sit amet mi posuere sodales. Aliquam at fermentum libero. Cras eget tincidunt nulla, at vulputate velit. Nam vel diam et eros tristique vestibulum. Praesent et augue sed magna iaculis vestibulum.

Quisque et varius est. Aenean quis scelerisque tellus. Phasellus auctor id dui quis fermentum. Cras velit nulla, ullamcorper a mi vitae, consequat dapibus nisl. Ut dapibus diam quis arcu consectetur, sed consequat risus pellentesque. Aliquam in tortor quis ligula auctor maximus vel quis ipsum. Curabitur vitae est urna. Curabitur est ipsum, convallis vitae elit et, sagittis rhoncus nulla.