Por que ser rotaractiano?

jan 25, 2013

Essa resposta não é instantânea. Além disso, sua compreensão é bem difícil para os que não participam da família rotária, as dificuldades de resposta giram em torno de justificativas subjetivas.

Sendo assim, para manter os sócios sempre cientes da importância de um dos maiores programas do Rotary Internacional e também para conquistar novos rotaractianos, alguns fundamentos materiais devem ser exaltados, deixando bem claro que o Rotaract é um verdadeiro fenômeno com mais de 8.400 clubes em 170 países e regiões geográficas, com iniciativas de projetos das próprias necessidades da comunidade, com a promoção da paz e a compreensão internacional por meio da amizade e do trabalho conjunto e principalmente com o desenvolvimento de líderes em todo o mundo.

É evidente que os jovens de 18 a 30 anos que participam do Rotaract desenvolvem características especiais: a oratória, a possibilidade do trabalho em equipe, o desenvolvimento de responsabilidades, maior facilidade para tomada de decisões, capacidade de liderança, maior argumentação e um bom desempenho profissional.

O Rotaract Club surgiu em 1968 na cidade de North Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos. Seu nome surgiu da expressão Rotary in Action (Rotary em ação), com isso, já se entende que essa “ação” advém do companheirismo, ou seja, daqueles que comungam do mesmo pão e estão sempre em desenvolvimento para buscar a Paz Através do Servir.

É nesse prisma que a gestão Fortalecendo Líderes Através do Servir 2012-13 do Rotaract Club de Frutal-Juca Azevedo objetiva fortalecer seus mais de 30 sócios e toda a sociedade a que pertence com os lemas do Rotary Internacional.

As justificativas para ser rotaractiano se formam de acordo com as ações do próprio rotaractiano, fato é que esses conceitos alcançam fundamentos indispensáveis para a convivência social, como: a justiça, a boa amizade, o companheirismo, o conhecimento, o servir, a paz e o interesse coletivo. Por que ser rotaractiano? Porque devemos promover a união entre os povos, e a melhor ferramenta para este ato é a liderança.

* O autor é Felipe Areias Cordeiro, associado ao Rotaract Club de Frutal-Juca Azevedo (D.4770)

** Foto: Rotaract Club de Frutal-Juca Azevedo

ARTIGOS