Todos os holofotes se voltam para a Fundação Rotária em novembro, mês em que divulgamos ainda mais os nossos programas e procuramos arrecadar fundos. Mas por que novembro? Em maio de 1956, o Conselho Diretor do Rotary International dedicou a semana de 15 de novembro como Semana da Fundação Rotária.

Em 1961, quando fui à África do Sul como bolsista da Fundação, este mês já estava bem difundido entre nós, tanto que a maioria dos clubes sul-africanos realizava atividades nesta semana especial. Quando voltei à minha cidade, Unionville, notei o mesmo enfoque ao entrar para o Rotary Club local.

Muitos dos nossos clubes naquela época faziam suas reuniões em torno de refeições de baixo custo durante a Semana da Fundação Rotária, e doavam à entidade o dinheiro que economizavam. Esta era uma boa forma de arrecadar verbas para a Fundação numa época em que a maioria das contribuições era feita por clubes, não por rotarianos individualmente.

Mas por que razão em 1956 o Conselho Diretor dedicou a semana de 15 de novembro à Fundação Rotária para depois expandi-la para o mês inteiro a partir de 1983-84?

Na minha opinião, a decisão original de 1956 foi baseada na constatação de que muitos clubes do Hemisfério Norte, particularmente os grandes, não faziam muita coisa durante o verão, entre junho e agosto. Era melhor, então, dar um tempo aos clubes para que orientassem os seus associados sobre a Fundação. Como as contribuições para a entidade vinham dos clubes, era viável que eles tivessem mais tempo para doar ainda no primeiro semestre do ano rotário, permitindo o investimento das verbas em tempo hábil. Era uma situação em que todos saíam ganhando.

Independentemente desta minha hipótese estar certa, o Mês da Fundação Rotária tem sido (e continuará sendo) essencial ao sucesso da nossa entidade. Este é o mês em que os clubes e distritos continuam a tradição de difundir aos rotarianos o alto nível de qualidade dos nossos programas, que são fruto de suas contribuições.

A nossa Fundação prima pela excelência e deve seu sucesso ao apoio dos rotarianos, muitos dos quais passaram a apreciar a entidade justamente em novembro. A importância do Mês da Fundação Rotária continua forte, e espero que todos os clubes se concentrem nisso neste mês. Esta é uma tradição significativa e produtiva, e eu encorajo todos os rotarianos a comparecerem a eventos da Fundação em seus clubes e distritos neste mês. Continue a tradição! Celebre a Fundação!

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.