As pessoas têm diferentes percepções da imagem de algo, incluindo do Rotary, e isso se evidencia melhor quando colocamos distintas gerações diante de um mesmo fato e há desconhecimento de causa ou são formados juízos de valor.

Recebemos uma interessante mensagem de um jovem rotariano que diz o seguinte: “Infelizmente, vemos nossos Rotary Clubs se esvaziarem devido ao excesso de normas, cartilhas, estatutos e dirigentes ultrapassados. Se não dermos oportunidades de mudanças aos novos dirigentes, seremos reduzidos a rotarianos idosos, sem perspectivas de crescimento da nossa entidade”.

À parte a impetuosidade natural da geração Y, identificamos que este jovem rotariano não sabe que, independentemente da idade, qualquer rotariano pode promover mudanças por meio do Conselho de Legislação. Temos aí um claro desconhecimento de causa, que pode levar a uma renúncia caso não haja uma devida orientação. Trata-se, portanto, de falta de conhecimento rotário.

Nossa dificuldade maior com o aumento do quadro associativo não está na admissão de novos associados, mas no fenômeno da renúncia.  Com o propósito de orientar nossos clubes e distritos, divulgaremos a seguir dez pontos a serem considerados quando da admissão de um novo rotariano ou uma nova rotariana:

Por que um associado renuncia?

1. Renuncia porque se ofendeu com algum comentário ou atitude de um companheiro de clube. Talvez não lhe tenham explicado que o Rotary é uma escola de vida, na qual não cabe a hipersensibilidade, pois todo o espaço rotário deve estar ocupado pela tolerância.

2. Renuncia porque se julga injustiçado com a distribuição de cargos no clube. Talvez não lhe tenham explicado que no Rotary não existe uma “carreira profissional”, e que todos os cargos são postos transitórios de serviço. No Rotary “não se consegue, se dá”.

3. Renuncia porque não pode ser amigo de todos os seus companheiros de clube. Talvez não lhe tenham explicado que o Rotary não é um clube de amigos e que a amizade no Rotary deve ser entendida como um clima, e não como uma relação obrigatória de todos com todos.

4. Renuncia porque os custos não estão de acordo com o seu orçamento. Talvez não lhe tenham explicado que o Rotary é um corte transversal de sua comunidade, e que isso também se aplica ao campo econômico. (Continuaremos com os seis pontos restantes e a conclusão na próxima edição).

Você já fez a sua inscrição para a Convenção do Rotary em São Paulo?

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para ernoe@terra.com.br e vbertagnoli@hotmail.com