Colunistas

Pavimentando o caminho para novas parcerias

dez 7, 2017

Neste mês meu foco é o propósito e o poder das parcerias.

Temos uma história de parcerias em todos os níveis do Rotary: entre associados, entre clubes e entre distritos. Todas essas modalidades contam com o apoio da grande variedade de programas, projetos e subsídios da Fundação Rotária. E elas continuam sendo muito eficientes.

No entanto apenas nas últimas décadas começamos a prestar mais atenção à ideia de fazermos parcerias com outras organizações. A maioria concordaria que essa mudança levou à criação da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, uma vez que cada parceiro compartilha seus conhecimentos e trabalha em conjunto por um propósito comum. Essa parceria público-privada pela saúde global está prestes a erradicar uma doença humana pela segunda vez na história.

Os parceiros concordam em cooperar para o avanço dos objetivos mútuos, conquistando muito mais do que uma organização conseguiria sozinha. Para maximizar nosso impacto, o Rotary deve estabelecer parcerias inovadoras, não apenas em todos os níveis da nossa organização, mas também fora dela.

Nossa segunda grande iniciativa de parceria deu origem aos Centros Rotary pela Paz. Em pouco mais de uma década, nossos centros treinaram mais de 1.100 bolsistas para que atuem como líderes e catalisadores da paz e da resolução de conflitos em suas comunidades e no mundo todo.

Graças ao trabalho contínuo da Comissão Conjunta de Parcerias, que inclui diretores do Rotary International e curadores da Fundação, o número de parcerias do Rotary continua crescendo. A página Parcerias no site rotary.org/pt (vá a “Quem somos” e clique em “Nossos parceiros”) tem uma vasta quantidade de informações. Reserve alguns minutos para explorar toda a página e aprender mais sobre os parceiros e – ainda mais importante – sobre como seu clube ou distrito pode se envolver.

À medida que nos aproximamos de 2018 e pensamos em quais resoluções faremos para o próximo ano, vamos sonhar alto sobre as oportunidades de serviços que nos esperam ao lado dos nossos dedicados parceiros.

Façamos de 2018 o ano para aproveitar tudo o que o Rotary oferece e para ver como podemos ser mais produtivos e eficientes usando o poder das parcerias.

Feliz ano novo!

Compartilhe suas ideias de novas parcerias comigo pelo e-mail paul.netzel@rotary.org

* O autor é Paul Netzel, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.