NOTÍCIAS

Parceria entre Brasil e Itália em projeto de Subsídio Global disponibiliza tecnologia em cidade paulista

mai 23, 2017

f2pag20

A análise da marcha é um procedimento complexo que, recorrendo à tecnologia computacional 3D, permite a avaliação precisa do andar humano a fim de identificar as necessidades fisioterapêuticas de cada paciente. No Brasil, até bem recentemente, existiam apenas três laboratórios de marcha abertos ao público: no Hospital Israelita Albert Einstein, na Associação de Assistência à Criança Deficiente, ambos na cidade de São Paulo, e no Hospital Sarah Kubitschek de Brasília.

Mas está surgindo outro centro de excelência dedicado à questão, graças a um projeto de Subsídio Global da Fundação Rotária no valor de 115 mil dólares. A empresa de tubos e conexões Tigre, percebendo a importância da iniciativa, contribuiu com outros 20 mil dólares. Dessa forma, no dia 3 de março do ano passado, um laboratório de análise do movimento e uma sala de treinamento foram inaugurados no Centro de Habilitação Infantil Princesa Victoria, na cidade paulista de Rio Claro. É importante destacar que as análises de marcha serão realizadas gratuitamente a partir de uma triagem.

A viabilização do subsídio se deu por meio de parceria entre o Rotary Club de Rio Claro-Cidade Azul, SP (distrito 4590), e os distritos italianos 2041 e 2042. Em uma primeira etapa, o aporte permitiu a compra dos equipamentos e móveis para o espaço, todos importados da Itália. No mesmo mês de março de 2016, houve ainda o treinamento dos profissionais do centro de habilitação, ministrado por duas professoras doutoradas do Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia da Universidade Politécnica de Milão –Ana Francisca Rozin Kleiner e Manuela Galli, que é uma autoridade mundial na análise de movimento. Elas ainda realizaram um seminário aberto a todos os profissionais da área de saúde que trabalham com reabilitação motora em Rio Claro e região.

Em uma segunda etapa do projeto está prevista uma viagem de cinco profissionais do Centro Princesa Victoria para treinamento no laboratório de marcha da Universidade Politécnica de Milão e outras instituições italianas que se dedicam à análise de movimento.

NOTÍCIAS