No mundo globalizado, o sucesso nos negócios exige uma busca constante de caminhos inovadores para o crescimento. Este pensamento também deve ser aplicado no Rotary, disse o presidente K.R. Ravindran.

O investimento e a inovação na marca visam projetar nossa imagem pública e esclarecer aos públicos interno e externo quem somos e o que fazemos. As versões atualizadas do nosso logotipo e da roda rotária foram criadas por profissionais. O intuito é fazer com que a nossa marca seja coesa, atraente e reconhecida. Inovar é internalizar as ferramentas de que dispomos. Utilizem os novos materiais em todas as oportunidades que tiverem.

Crescer significa também estabelecer prioridades às inovações. Significa transformar as prioridades em oportunidades. Esta inovação é necessária para nós. Convido os líderes que assumiram os distritos e clubes a trabalharem conosco as seguintes prioridades estabelecidas para a imagem pública:

– Divulgação dos nossos trabalhos na mídia local – busca garantir veiculações na mídia local de temas como projetos sociais, erradicação da pólio, as seis áreas de enfoque do Rotary e oportunidades de networking;

– Uso da nossa voz e identidade visual – busca assegurar que os clubes adotem a nossa voz e identidade visual em seus sites, materiais impressos, comunicados eletrônicos, folhetos e recursos promocionais;

– Engajamento digital/social – significa aumentar o número de treinamentos e materiais atuais, o que engloba o Guia de Identidade Visual e cursos da Central de Aprendizado.

Ao trabalhar as prioridades, criamos impacto nas metas presidenciais e no plano estratégico do Rotary, que objetiva: aumento na conscientização/visibilidade do impacto local do Rotary; aumento das percepções positivas de rotarianos e não rotarianos sobre a nossa organização; potencial de influenciar a entrada de novos associados, retenção e doações.

A força do Rotary está nos 34 mil clubes que ilustram o trabalho da organização de forma eficaz por meio de seus projetos e atividades. O crescimento do quadro associativo e das doações depende de cada rotariano. A imagem que passamos e o trabalho que fazemos é que atrairão novos associados aos quadros do Rotary. O uso correto da nossa marca fortalece a organização. Afinal, o sucesso alcançado localmente contribui ao impacto global do Rotary.

Enfim, inovação demanda tempo, dedicação e investimentos. Definir estratégias alinhadas aos objetivos e prioridades da organização e à sua visão de futuro é essencial para que o Rotary continue a crescer e servir.

* A autora é Vera Canto Bertagnoli, coordenadora regional da Imagem Pública para a Zona Rotária 22B.

Para fazer comentário e sugestão sobre esta coluna, escreva para vbertagnoli@hotmail.com