Os postos avançados do servir

mar 1, 2018

O que são e o que fazem os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário

Dona Lindalva ficou sabendo de um curso de culinária gratuito por meio de uma conhecida. Moradora de uma comunidade do bairro Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, o desejo dessa senhora era aprender a preparar bolos caprichados para os filhos e netos. Foi assim que ela chegou ao Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) da comunidade vizinha do Alto Eucalipto, onde teve a oportunidade de cursar o módulo de bolos decorados no início do ano passado. Após os quatro meses do curso, ela se sentiu confiante para presentear amigos e conhecidos com o resultado das técnicas e receitas aprendidas.

A ótima receptividade a fez dar outro passo: vender seus bolos pela vizinhança. Entusiasmada, ela ainda se matriculou na turma de confecção de tortas, que concluiu em dezembro.

Quem nos conta tudo isso é o voluntário Marcos Roberto de Castro, professor de culinária e coordenador das iniciativas de capacitação do NRDC do Alto Eucalipto, que ocupa uma casa dentro do terreno de uma igreja e é patrocinado pelo Rotary Club do Recife-Boa Vista, PE (distrito 4500). Fundado há 25 anos, o núcleo oferece, além de culinária, cursos de informática, corte e costura e cabeleireiro. Estes três últimos vêm reunindo cerca de 15 alunos cada, enquanto o curso feito por Lindalva tem a maior procura, atraindo uma média de 50 alunos – 80% deles jovens em busca de profissionalização, distribuídos pelos seus diversos módulos.

“Logo nos primeiros dias, eu pergunto aos alunos e alunas qual a intenção deles para estarem ali. Antes, uma dizia que era para cozinhar para a própria família, outra que era para costurar para o neto. Apenas uma minoria chegava dizendo que estava ali para ganhar dinheiro”, explica Marcos. “Mas estamos revertendo isso. Mostramos, inclusive com exemplos em nossa página no Facebook, que as pessoas podem, se levarem a sério, ter sucesso fora de casa. Tenho alunos que passaram pelo NRDC, foram para outra cidade e montaram seu próprio negócio. Muitos pegaram gosto pela culinária e trabalham na área.

Leia a matéria na íntegra na edição de março da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa).