Os pontos de foco a partir de agora

jun 4, 2018

No período 2017-18, o quadro associativo do Rotary no Brasil inverteu seu viés de baixa e começou a crescer. Analisando o porquê dos números decrescentes, encontramos dois pontos cruciais: o primeiro, a saída de associados; o segundo, a escolha de líderes ainda não preparados para serem governadores.

Este ano tivemos no Brasil mais de 10 distritos que perderam mais de 50 associados.

A solução para esses problemas é tornar os Rotary Clubs mais atrativos, com projetos e programas com maior participação dos associados e um companheirismo que leve ao comprometimento com as ações do clube. Também precisamos treinar melhor nossos líderes. Se liderar pessoas já é difícil, imagine fazê-lo com líderes e ainda voluntários. Daqui em diante, nosso foco será nesses dois pontos.

Aos líderes do período 2017-18, quero dizer que no Rotary nossos caminhos sempre se cruzam. Alguns para sempre, outros apenas por algum tempo. Não importa se a partir de agora percorreremos estradas diferentes, e sim o que conseguimos fazer como uma verdadeira equipe durante o ano em que estivemos juntos.

Foi um prazer trabalhar com vocês e aprender algo novo a cada dia. Penso que fizemos a diferença em muitas comunidades por nós assistidas. É verdade que nem todos conseguiram em seus distritos um trabalho como o desejado, porém, isso serve para demonstrar aos distritos a importância de, ao escolherem seus líderes, saberem quais dentre eles estão mais bem preparados para a difícil missão.

Dedicamos ao Rotary muitas das horas do nosso dia e da nossa vida, por isso, tentamos sempre fazer com que o tempo nele seja, além de produtivo, muito agradável, criando sempre um ambiente saudável e amistoso.

Aos líderes 2018-19, desejo que se sintam bem entre nós, que façam parte das nossas vivências e encontrem oportunidades e condições para aprender e crescer. Sejam a inspiração para todos e façam com que os seus clubes atendam as suas comunidades de forma eficaz.

Sintam-se muito bem acolhidos.

Damos as boas-vindas e desejamos muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada.

Boa sorte e bom trabalho!

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com