Estamos iniciando uma desafiadora etapa da existência da nossa instituição, agora sob a liderança do presidente K.R. “Ravi” Ravindran, que nos exorta a trazer de volta um fundamento que construiu a nossa organização: a ênfase em altos padrões éticos em todos os aspectos de nossas vidas. Teremos um ano para levar os clubes a transformar as vidas dos mais carentes das nossas comunidades.

O início de um ano rotário nos leva a pensar na responsabilidade que temos com o Ideal de Servir, que é o objetivo maior da nossa instituição, traduzido no lema que já se tornou a marca do Rotary: Dar de Si Antes de Pensar em Si. A prestação de serviços se tornou a responsabilidade maior dos rotarianos.

Nesse contexto, a decência se inclui entre os objetivos do Rotary com a difusão das normas da ética profissional e a melhoria das comunidades pela conduta exemplar dos rotarianos na sua vida pública e privada. Assim, podemos afirmar que trabalho, tolerância, ética e decência são as virtudes que alavancaram o grandioso progresso da nossa instituição ao longo de sua história.

Nós, rotarianos, temos a obrigação e a responsabilidade de passar essas virtudes à sociedade, mostrando o caminho da ética na vida pública, na vida privada e no exercício de nossas profissões. Juntam-se a essas virtudes o idealismo e o entusiasmo tão próprios dos espíritos jovens que devem estar sempre presentes na alma do rotariano.

Não devemos esquecer que somos, todos, parte de um enorme time de homens de bem, que usando seu poder de liderança em mais de 219 diferentes países, em 35 mil clubes, fazemos a diferença em um mundo cada vez mais carente dos valores que buscamos preservar, juntando para isso talentos, agregando inteligências e corações.

Para fazer o Rotary ainda melhor em nosso país precisamos constituir um grande bloco formado a partir dos presidentes dos cerca de 2.400 clubes até os 11 coordenadores nacionais do Rotary e seus assistentes, todos atuando de forma harmônica, coesa, vibrante e entusiasmada. Esse é o meu desejo.

Estamos diante da exortação do presidente Ravi, incentivando o rotariano a usar seu talento, experiência e liderança para ser um presente para o mundo neste ano rotário 2015-16. “Todos vocês receberam tantos presentes e agora lhes foi dado este grande presente, esta grande oportunidade. Um ano para ter todos os seus talentos, todos os seus dons, tudo o que você é e pode se tornar – um presente para o mundo”, disse Ravi. Esse presente, companheiros, é a nossa capacidade de servir à humanidade, que muito espera das ações benfazejas dos rotarianos de todo o mundo.

Assumo o honroso e relevante encargo de diretor do Rotary International para a região das Zonas Rotárias 22A e B, 23A, B e C, compreendendo o Brasil e América do Sul, abrangendo Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador. Prometo todo meu empenho para fazer com que todos os rotarianos estejam engajados com o mesmo objetivo de levar a essas comunidades um rico presente, representado pelas ações que iremos desenvolver, com grande entusiasmo e alegria.

* O autor é José Ubiracy, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br