Os clubes são os líderes da mudança

out 1, 2020

Durante uma recente reunião pelo Zoom com rotarianos e rotaractianos, olhei para os rostos sorridentes na minha tela e percebi o quanto nossa organização mudou em um curto espaço de tempo. Ficou claro que não há como as coisas voltarem a ser como antes no Rotary – e considero isso uma excelente oportunidade!

Inovações e mudanças estão ocorrendo em tantos níveis, conforme repensamos e reformulamos o Rotary. A nova flexibilidade que temos na nossa organização está se mesclando à cultura digital para impulsionar transformações de maneiras que muitos de nós nunca havíamos visto antes. Podemos aprender muito com pessoas como Rebecca Fry que, aos 31 anos de idade, já tem 15 anos de experiência no Rotary:

Vejo o Rotary como uma plataforma fenomenal para mudar o mundo. Acredito que posso exercer uma influência maior ao capacitar outras pessoas a criarem a mudança que desejam ver no mundo. Por meio das experiências que vivi no Ryla e no Rotaract, e agora como presidente fundadora do Rotary Club de Social Impact Network, que é um novo e-club, tenho uma nova perspectiva do que é liderança.

Rebecca Fry Associada ao Rotary Club de Social Impact Network (Foto: Samuel Zuder)

Rebecca Fry
Associada ao Rotary Club de Social Impact Network
(Foto: Samuel Zuder)

Envolver ex-participantes de programas do Rotary é fundamental para a formação de novos clubes. Nosso clube é a prova de que rotaractianos e ex-participantes de outros programas querem se associar ao Rotary, mas, às vezes, não encontram o Rotary Club certo para eles. Em nosso clube, temos 31 associados com idades que vão de 23 a 41 anos e quase todos participaram de programas do Rotary.

Precisamos ser capazes de integrar e alinhar o Rotary às metas pessoais e profissionais que buscamos. A proposta para fundar o clube foi projetar um modelo personalizado de Rotary que se visa agregar valor aos associados. Também procuramos alavancar as conexões – por meio dos Grupos de Companheirismo, Grupos Rotary em Ação e parcerias internacionais – a fim de elevar as experiências de nossos associados além do clube.

Nosso clube se reúne e gerencia a maioria dos projetos de forma online, por meio do Microsoft Teams, uma plataforma que permite a nossos associados estar permanentemente engajados nos tópicos de nosso interesse. Isso também significa que nosso clube não está geograficamente vinculado a nenhum local. Embora muitos de nós estejamos na Austrália, também temos associados na Alemanha, Itália, México, Tanzânia e Estados Unidos.

Também importante para o nosso clube é medir o impacto dos nossos projetos. Para o mês de julho deste ano, criamos uma campanha de conscientização que promoveu maneiras pelas quais é possível reduzir o uso de plásticos e alcançamos mais de 6.000 pessoas. É um projeto com impacto tangível do qual qualquer um pode participar, onde quer que esteja. Tenho muito orgulho de, por meio do nosso clube, estarmos reunindo pessoas para um novo tipo de experiência no Rotary. Estou animada com nosso futuro.

Todos os Rotary Clubs têm a oportunidade de ser inovadores, a exemplo do clube de Rebecca. Vamos confiar nesses clubes, aprender com eles e oferecer-lhes nosso apoio. As mudanças no Rotary acontecem nos níveis básicos, à medida que os clubes lideram a investida, definindo o que esse novo Rotary pode ser.

A mudança é constante, e temos mais trabalho a ser feito em diversas áreas. É importante que celebremos as contribuições de pessoas de todas as origens e promovamos representantes de grupos sub-representados para que tenham mais oportunidade de participar do Rotary como associados e líderes.

As ferramentas para tornarmos o Rotary mais inclusivo, relevante e divertido para todos estão ao nosso alcance. Vamos usá-las agora e veremos como O Rotary Abre Oportunidades para nós e para aqueles que ainda estão por nos conhecer.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.