São quatro os principais elementos que garantem o sucesso de um bom projeto: recursos, trabalho, fé e sonho.

Os recursos são, por um lado, aqueles de natureza material, disponibilizados para a execução do projeto. Por outro lado, são os recursos humanos mobilizados para o planejamento, a realização e a conclusão do trabalho. Dentre os recursos humanos temos não só a Família Rotária como também a própria comunidade, que cada vez mais vem sendo envolvida na condução dos projetos para dar-lhes valor, se sentir conjuntamente responsável e entender que os resultados virão em seu próprio benefício. Os recursos materiais são principalmente os provenientes das contribuições generosas, colimadas por aportes de todas as regiões do mundo por intermédio da Fundação Rotária.

Essas contribuições são necessárias para que o Rotary possa realizar seu propósito que, em última análise, é fazer o bem no mundo. São essas doações, feitas por intermédio da Fundação Rotária, que tornam visível o serviço prestado pelo Rotary International. São elas que permitem a nós, rotarianos, e às empresas que se juntam ao Rotary exercer nosso papel de responsabilidade social e solidariedade.

O trabalho, feito com diligência, envolvendo o maior número possível de associados, deve permitir que se cumpram os prazos e objetivos previamente expressos no plano executivo e atender as necessidades prioritárias da comunidade a que se destina.

Acreditar e ter fé são os outros elementos absolutamente necessários para alimentar a persistência e a completa execução dos projetos. Para explicar a conjugação desses elementos e neles encaixar a necessidade de ter-se um sonho, ilustro com uma história que li, enquanto me preparava para ministrar a primeira de uma série de sessões de treinamento a governadores eleitos em uma Assembleia Internacional.

Como sempre, na cabeceira das camas nos quartos dos hotéis da rede Hilton havia um livreto sobre a vida de seu fundador, Conrad Hilton. A pequena biografia contava que ele tivera pais muito especiais que encaravam a vida de forma diferente. Seu pai era um trabalhador com T maiúsculo. Quando alguém se queixava de estar com alguma dificuldade, ele arrumava-lhe um trabalho, algo para a pessoa fazer e ser útil. Sua mãe era uma pessoa com muita fé. Não só orientava a família nas orações antes das refeições e no cumprimento dos preceitos religiosos mas também recomendava, quando alguém a procurava com algum problema, que a pessoa orasse com muita fé e entregasse a dificuldade nas mãos divinas.

Conrad Hilton procurou passar esses ensinamentos a seus filhos. Um deles, a certa altura, o questionou: “Papai, conheço muita gente que trabalha e tem fé, mas mesmo assim não dá certo na vida. Acho que está faltando algo”. Pois bem, foi enquanto Conrad Hilton, na sala de espera, aguardava a inauguração de uma antiga aspiração e mais recente aquisição para a sua rede de hotéis, o famoso Waldorf Astoria, que ele entendeu o que faltava para o sucesso de um projeto: era preciso sonhar!

Lembremos portanto desses atributos para a realização de um bom projeto, considerando sempre que as ações duram mais do que os fatos.

* O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International, curador da Fundação Rotária, membro gestor da ABTRF e associado ao Rotary Club de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).