Oportunidade de inovar

jul 1, 2020

Recentemente, partiu do Cabo Canaveral, na Flórida, uma nave da empresa privada SpaceX, contratada pela Nasa para reduzir o custo do transporte espacial e permitir a colonização de Marte. A inovação da empreitada está no próprio foguete lançador, que retornou sozinho e pousou verticalmente com sucesso em uma pequena plataforma flutuante. Em seu bojo, a nave prosseguiu com dois astronautas e atracou com segurança na Estação Espacial Internacional. Além dos interesses científicos e comerciais, esse projeto teve o objetivo de estudar o comportamento humano em situações fora da normalidade.

Estamos vivendo uma nova normalidade e o Rotary se encontra no momento histórico de se inovar. Em 1º de julho sempre ocorre uma mudança de liderança em todos os Rotary Clubs, quando os presidentes, como astronautas em uma nave espacial, têm a missão de colonizar novos espaços do servir.

O desempenho e o sucesso dos líderes dependem de boa vontade, conhecimento e treinamento. Por outro lado, sabemos que o conhecimento das ferramentas do servir nem sempre chega aos rotarianos nas bases, que são os operadores do servir. Para que os resultados possam fluir de forma ascendente, portanto, recomendamos que os seminários sejam realizados antes do início do mandato – quando o foguete é lançado, os astronautas já passaram por todos os treinamentos. Para que todos os presidentes se sintam mais confortáveis para atingir suas metas, sugerimos inovar no seguinte:

1 – Organizar neste mês um Seminário Virtual de Treinamento da Fundação Rotária dirigido à equipe do período 2020-21 e, em junho do próximo ano, à equipe de 2021-22. Esses seminários seriam destinados a todos os distritos, com participação conjunta dos coordenadores da Fundação Rotária, ABTRF, Doações Extraordinárias/Fundo de Dotação e da campanha End Polio Now, unificando as “ilhas”.

2 – Realizar durante o ano seminários virtuais específicos sobre como operacionalizar mensalmente as contribuições e projetos.

Assinalamos ainda que as contribuições em dinheiro não mais serão equiparadas nos Subsídios Globais. Dessa forma, sugerimos, sempre que possível, privilegiar a iniciativa End Polio Now.

No Brasil, durante o período 2019-20, 61% dos clubes não contribuíram para essa campanha. Por isso, recomendamos aos governadores distritais que, em suas visitas oficiais, se empenhem em ressaltar a luta pela erradicação da pólio, promessa do Rotary às crianças de todo o mundo.

Naturalmente, todo esse movimento sugerido deve ocorrer em conexão com o crescimento do quadro associativo, que é o maior patrimônio da nossa organização, pois: mais rotarianos = mais contribuições = mais servir. É igualmente aceitável inferir que a ordem dos fatores não altera o resultado dessa equação.

Sentimos um enorme orgulho diante do fato de que os rotarianos de todo o mundo foram ágeis e realizaram uma grande quantidade de projetos para o combate à Covid-19 – ações que terão um impacto duradouro na comunidade.

Ainda não existe data limite para o encerramento dos projetos contra o novo coronavírus, e esta é uma bela oportunidade para se utilizar o Fundo Distrital de Utilização Controlada em Subsídios Globais. Como é crescente o número de demandas, as iniciativas entrarão em uma fila por ordem de chegada, donde se conclui que valerá a pena andar rápido.

Gestão depende de planejamento, treinamento e metas (as bússolas). Estas devem ser inseridas no Rotary Club Central com a ajuda dos governadores distritais assistentes. Parte dos clubes inseriram suas metas, sendo 48% delas para o Fundo Anual e 40% para o Fundo Polio Plus – índices que revelam que mais da metade dos clubes ainda não lançou suas bússolas.

O somatório das metas de clubes irá compor as dos governadores e coordenadores, os quais, dessa forma, terão ferramentas para planejar e gerenciar.

Desde o dia 1º deste mês, o foguete 2020-21 está no ar, abrindo portas para oportunidades de inovar e a caminho de fazer o bem no mundo (como definiu Arch Klumph em 1917 ao lançar as bases da Fundação Rotária).

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br