Onde o Rotary e nossas profissões se encontram

jan 3, 2019

Prezados companheiros rotarianos,

Os Serviços Profi­ssionais são difíceis de de­finir, mas fáceis de descrever: eles são simplesmente o ponto no qual nossa vida no Rotary e nossa vida pro­fissional se intersectam. Eles ocorrem quando colocamos os ideais do Rotary em prática por intermédio do nosso trabalho.

Quando retornei às Bahamas, depois de muitos anos atuando como gestor de assistência à saúde, percebi que o meu país necessitava imensamente de uma clínica médica moderna. Nossos recursos na época eram antigos e inadequados e as pessoas que não tinham condições de viajar ao exterior em busca de tratamento acabavam ficando sem a ajuda de que precisavam. Sem a experiência que adquiri nos Estados Unidos, eu não poderia ter feito nada para mudar essa situação. No entanto, com o que aprendi eu estava em uma posição única para causar impacto. Eu estava ciente de que poderia usar a minha pro­fissão para fazer o bem e aprimorar a assistência médica nas Bahamas.

Conforme o Rotary passou a fazer parte da minha jornada, descobri que as palavras de Paul Harris que se tornaram a base da organização – “esforços compartilhados não têm limites” – se aplicavam à minha pro­fissão. Eu não poderia trazer assistência médica de qualidade às Bahamas sozinho. Foi por meio da colaboração com médicos, os quais se tornaram meus sócios no Doctors Hospital, e com funcionários dedicados, que trabalharam no hospital por anos, que conseguimos causar uma grande transformação. O meu objetivo tornou-se um objetivo compartilhado que virou realidade.

O Rotary enfatiza a dignidade de toda vocação e o valor de cada chamado. Seus quatro fundadores não incluíam médicos ou paci­ficadores – apenas um advogado, um engenheiro de minas, um negociante de carvão e um proprietário de tipogra­fia. Desde o início, a diversidade dessas vocações deu à organização uma força especial. Essa pluralidade se reflete em nosso sistema de classi­ficação, visando garantir que cada clube represente a gama de negócios e pro­fissões que servem em cada comunidade.

Paul Harris disse: “Cada rotariano é o elo entre o idealismo do Rotary e seu ofício ou pro­fissão”. Era verdade quando ele falou e deveria ser igualmente verdadeiro hoje. Nós só passamos uma ou duas horas por semana em nossas reuniões do Rotary, mas a maioria de nós passa no trabalho a maior parte do seu tempo de vigília. Por meio do Rotary, essas horas também são uma oportunidade para servir: ter a chance de ser a inspiração para aqueles com quem trabalhamos, para os que trabalham para nós e para as comunidades que servimos.

* O autor é Barry Rassin, presidente 2018-19 do Rotary International.