Tradicionalmente, a Fundação Rotária usa algumas metas anuais como base para o planejamento do ano rotário seguinte. Em 2015-16, no entanto, temos um plano mais abrangente. Na reunião de outubro de 2014, inspirados pelo Plano Estratégico do Rotary International, os curadores aprovaram quatro prioridades para os próximos três anos:

1. Acabar com a pólio em todo o mundo definitivamente.

2. Fortalecer o conhecimento, engajamento e apoio financeiro dos rotarianos em relação à Fundação Rotária.

3. Aumentar a qualidade e o impacto dos serviços humanitários do Rotary por meio dos subsídios da Fundação e das nossas seis áreas de enfoque.

4. Fortalecer a imagem da Fundação Rotária e divulgar suas conquistas, especialmente seus 100 anos de atuação, que serão comemorados em 2017, e o sucesso do Polio Plus.

Os curadores também aprovaram quatro metas mensuráveis para cada uma dessas prioridades. Portanto, agora temos 16 metas mensuráveis para guiar nosso trabalho. As metas poderão ser alteradas anualmente com base no nosso progresso em relação ao alcance das prioridades. No entanto, o caminho que trilharemos este ano já foi determinado e, pela primeira vez, teremos como medir nossos resultados!

Compartilharei com vocês algumas das metas nas próximas edições. O estabelecimento de metas mensuráveis para nossa Fundação veio em tempo apropriado, pois o presidente do Rotary International, K. R. Ravindran, propôs a criação de indicadores de desempenho para rotarianos que servem em posições de liderança. Assim, as metas mensuráveis facilitaram a criação de indicadores de desempenho para os coordenadores regionais da Fundação Rotária e os consultores de doações extraordinárias e Fundo de Dotação.

Embora a iniciativa de estabelecer indicadores de desempenho ainda esteja em fase experimental e precise de alguns ajustes, ela certamente nos ajudará a ver mais claramente o que o futuro nos reserva.

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.