Colunistas

Obrigado por seu apoio nesta missão que muito me honrou

jun 1, 2017

Aproxima-se o final da honrosa missão que me coube como integrante do Conselho Diretor do Rotary International no período 2015-17. Tive o privilégio de participar da gestão de dois extraordinários presidentes, K. R. Ravindran e John Germ. Quero assegurar, nesta oportunidade, que foi sumamente gratificante trabalhar sob a liderança desses dois rotarianos de escol, ambos de sólida estrutura moral e profissional, extremamente dedicados ao progresso do Rotary e que, na companhia de suas esposas, Vanathy e Judy, visitaram o Brasil e muito prestigiaram nosso desempenho como diretor. A esses dois líderes agradeço o prestígio e o permanente apoio que me deram para conduzir, proveitosamente, os 55 distritos sob minha jurisdição nas Zonas Rotárias 22 A e B e 23 A, B e C do Rotary International.

Neste final de jornada, registro alguns agradecimentos. Inicialmente, ao Colégio de Diretores Brasileiros do Rotary International e ao meu secretário, Themístocles Pinho, sempre disponível para apoiar as demandas e pronto para nos ajudar em tudo o que foi preciso para o engrandecimento da nossa organização.

Agradeço aos Colégios de Governadores de todos os 55 distritos com os quais mantive proveitosos encontros, contando sempre com o indispensável apoio dos estimados companheiros, e também aos governadores 2015-16 e 2016-17 pela extraordinária receptividade nas três vezes em que os convidei para reunir os grupos.

Cadre pioneiro

Agradeço ao estimado curador da Fundação Rotária, Mário César de Camargo, e ao coordenador Marcelo Haick pelo eficiente trabalho e treinamento para o Cadre, acontecido pela primeira vez no Brasil, e também aos prestimosos coordenadores dos períodos 2015-16 e 2016-17 pela extraordinária colaboração que prestaram, realizando um trabalho realmente brilhante.

Agradeço em especial aos diretores Hipólito Ferreira e Luiz Coelho de Oliveira por sua competente atuação nestes dois anos à frente da Associação Brasileira da The Rotary Foundation, um verdadeiro patrimônio do rotarismo brasileiro, cada vez mais forte e apoiado por nossos clubes e distritos.

O mesmo agradecimento estendo aos presidentes de clubes, cada um deles com o mesmo espírito de colaboração e apoio no cumprimento das metas fixadas.

À Revista Rotary Brasil, que tem experimentado excepcional renovação sob a liderança do seu presidente Milton Ferreira Tito, dedico um agradecimento muito especial por nunca haver faltado com seu apoio ao nosso trabalho.

Momentos inesquecíveis que guardo com natural orgulho foram o êxito dos quatro Institutos Rotary dos quais fui convocador, todos prestigiados com o incentivo da presença dos presidentes Ravindran e John Germ e de suas esposas, Vanathy e Judy.

Cabe aqui um agradecimento muito especial aos queridos companheiros chairmen Themístocles Pinho (Instituto Rotary do Brasil no Rio de Janeiro), Mário de Oliveira Antonino (Instituto Rotary do Brasil no Recife), à querida Celia Giay (Instituto Rotary em Porto Iguaçu, na Argentina) e German Yepez (Instituto Rotary em Guayaquil, no Equador), pelo fantástico trabalho realizado por eles e por suas equipes.

Novo impulso

Apesar dos índices de baixa frequência em alguns clubes, particularmente no Brasil, a criação de atraentes programas representou um novo impulso, como foi o caso do Hepatite Zero (agora aprovado para todo o mundo pelo Rotary International como parte do Grupo Rotarianos em Ação) e do Meu Clube é Vinte, para clubes com menos de 20 associados em todas as minhas Zonas Rotárias; além dos projetos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, e da campanha voltada ao maior desastre ecológico do Brasil, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com reflexos em outros Estados. No último Dia Internacional da Mulher (8 de março de 2017), realizamos a Campanha Benditas Mulheres para incentivar o ingresso de novas associadas.

Um agradecimento especial ao gerente Celso Fontanelli, Débora Watanabe, Edilson Gushiken e às suas equipes pela eficiente atuação por meio do Rotary International Brazil Office, apoiando o crescimento dos clubes brasileiros, e também a Marta Ubiria, da Argentina.

Agradeço ainda aos companheiros da Fundação de Rotarianos de São Paulo, nas pessoas do presidente Nahid Chicani e da sua diretoria, que sempre se colocaram à disposição deste diretor do Rotary International.

Chego ao final da minha gestão com a certeza de que dei tudo de mim para bem cumprir a honrosa missão que me foi confiada, tendo ainda me desdobrado para dar todo apoio à minha querida esposa Ceça, que se mantém afastada de suas atividades por motivo de saúde.

Ao companheiro Paulo Zanardi desejo total sucesso em sua missão como próximo integrante do Conselho Diretor do Rotary International, colocando-me inteiramente à sua disposição para que obtenha todo o êxito.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.